Quem foram, quando viveram e como foram martirizados estes santos?
Conforme a tradição, eram irmãos gêmeos, viveram no oriente, provenientes talvez da Arábia e, desde jovens habilidosos médicos.
Conhecendo o Cristianismo se tornaram também missionários; aproveitando a ciência, mas confiando muito mais no poder da oração e na confiança em Deus, levavam a muitos a saúde do corpo e da alma. Não aceitavam a menor gratificação. Tinham por objetivo fazer da arte médica um meio de apostolado para a conversão dos pagãos, tendo feito numerosas conversões.
Viveram alguns anos como médicos e missionários na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre:
“Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!”
Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam: “Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!”
Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303.
Seus corpos foram transportados para Cira, na Síria, e depositados mais tarde numa igreja que recebeu o nome dos "Santos Gêmeos". O imperador Justiniano, por volta do ano 530, construiu em Constantinopla uma grandiosa igreja em honra deles, em reconhecimento pela cura de grave doença.
O culto a estes santos iniciou no Oriente passando depois para o Ocidente, onde se popularizou. Seus nomes são incluídos no cânon da santa Missa. Em Roma foram dedicadas a eles várias igrejas, a mais importante construída pelo Papa Félix IV, em 528.
Deles escreveu São Gregório de Tour no século V, em seu livro "A gloria dos mártires": "Os dois irmãos gêmeos, Cosme e Damião, médicos de profissão, depois de se tornarem cristãos, espantavam as enfermidades pelo mérito de suas virtudes e intervenção de suas orações. Coroados após diversos martírios, uniram-se no céu e fazem em favor de seus compatriotas numerosos milagres. Porque se algum doente acode cheio de fé a orar sobre seu sepulcro obtém cura imediatamente..."
São Cosme e São Damião, rogai por nós!
(Publicado em 26.09.2010, atualizado em 26.09.2012)
0 comentários:
Postar um comentário