SÃO GERALDO, BISPO, APÓSTOLO E PROTOMÁRTIR DA HUNGRIA - 24 DE SETEMBRO

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

 São Geraldo, Bispo, consta no Martirológio Romano com o título de apóstolo e protomártir da Hungria.

Nasceu em Veneza no fim do primeiro milênio, no ano 980.Foi educado numa escola beneditina, o que o formou no amor pelas virtudes cristãs e no zelo pela salvação das almas. Entrou ainda jovem para a Ordem Beneditina, completando os estudos superiores na Universidade de Bolonha. Tendo-se distinguido como religioso exemplar, foi eleito abade de seu mosteiro em Veneza.

Quando seu pai faleceu nas cruzadas, desejou realizar uma peregrinação à Palestina. Na volta, tomando o caminho do rio Danúbio e passando pela Hungria, encontrou-se com o santo rei Estêvão, que quis aproveitar os dotes extraordinários de pregador, de Geraldo, para dar continuidade à obra de evangelizar o seu povo, começada por ele próprio. Geraldo então retirou-se com alguns companheiros para a solidão, antes de dedicar-se a essa missão.

Tendo falecido o bispo, o rei apresenta Geraldo como sucessor, cargo que  só por obediência ele aceita.No seu bispado procurou destruir os restos de idolatria e, consolidar os fiéis na fé, recorrendo ao poder maternal   da Virgem, cuja veneração recomendava com ardor ao clero e ao povo.

Ao morrer o rei Santo Estêvão sem deixar herdeiros, em meio à luta pelo poder, ele lutava pela paz onde reinava a discórdia. Entre os contendores, havia quem hostilizava a fé cristã e, por isso era inimigo do bispo.
Numa viagem apostólica, para socorrer o povo com a fé ameaçada, ele foi preso e apedrejado mortalmente pelos inimigos da fé.

Seu sacrifício não foi em vão, pois Deus deu a graça de chegar ao trono o príncipe André, sobrinho do rei Estêvão, formado nos princípios da doutrina cristã e, que veio a continuar a obra do Santo rei.

O martírio de São Geraldo ocorreu em 24 de setembro de 1046; mais tarde suas relíquias foram transportadas para sua cidade natal em Veneza, sendo veneradas na igreja de Nossa Senhora do Murano.

Distinguiu-se pela caridade para com os pobres e doentes; levava os leprosos para sua casa e, aí cuidava deles servindo-os à mesa e preparando-lhes a cama.  Era muito austero consigo, mas para os pobres e sofredores era um pai.Cconverteu muitos pagãos e, deixou várias obras sobre assuntos teológicos e ensaios sobre a Sagrada Escritura, que demonstram ter sido ele não só um homem de grande ação, mas também de profunda cultura eclesiástica.

São Geraldo, rogai por nós.
(Publicada em 24.09.2010, atualizada em 24.09.2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010