Os primeiros missionários foram monges de rito bizantino que do mar Negro, subiram pelos rios, levando o Evangelho até Kiev e, depois, a Moscou. Por isso o Cristianismo da Rússia esteve mais ligado ao Oriente do que a Roma, muito embora também Santo Adalberto com alguns monges beneditinos tivessem penetrado no território, provenientes da Alemanha, no fim do primeiro milênio.
Grande impulso na evangelização foi dado pelo monge Sérgio no século XIV, que através de seus numerosos mosteiros irradiava a cultura e a verdadeira fé.
Sérgio de Radonesc nasceu por volta do ano 1315; foi educado nos princípios cristãos desde a primeira infância e, queria tornar-se monge, o que conseguiu aos vinte e dois anos, após a morte dos pais. Após breve experiência, não satisfeito com o declínio da vida monástica na Rússia, iniciou com seu irmão a vida eremítica numa floresta virgem, construindo ele próprio uma capela dedicada ao mistério da Santíssima Trindade, devoção desconhecida naquele povo.
O irmão não aguentou, mas ele não desanimou e enfrentou perigos e muitas provações. Sua fama de santidade atraiu numerosos discípulos, formando ao seu redor uma comunidade de monges, que evoluiu numa instituição monástica, construindo o mosteiro da Santíssima Trindade, centro do novo movimento religioso.
Para melhor exercer sua função de mestre dos monges, que era inspirada nos moldes dos beneditinos, com a regra: "Ora et labora", o monge Sérgio foi ordenado sacerdote. Nos seus mosteiros viviam uma espiritualidade intensa, com a prática das virtudes da pobreza, mansidão e total confiança na Providência Divina.
Os mosteiros de São Sérgio, verdadeiros oásis de espiritualidade para as almas sedentas de Deus, foram faróis de esperança na restauração da Rússia após a invasão mongólica em 1368.
São Sérgio tinha o dom de tocar os corações, apaziguando rivalidades,entre príncipes. Segundo um escritor russo "foi o grande educador nacional do povo russo". Morreu a 25 de setembro de 1392 com quase oitenta anos, no Mosteiro da Santíssima Trindade de Zagorsk, até hoje um imponente monumento histórico e, um dos poucos lugares na Rússia aberto ao culto.
"Contemplando a Santíssima Trindade, vencer a odiosa divisão deste mundo".
Esta frase reflete a alma contemplativa deste santo considerado o "São Bento" da Rússia cristã, ainda hoje muito mencionado pelos monges e patriarcas da Igreja Russa.
São Sérgio, rogai por nós.
(Publicado em 25.09.2010, atualizado em 25.09.2012)
O link abaixo traz maiores informações sobre a vida deste santo.
http://atelierortodoxosaolucas.blogspot.com.br/2012/07/memoria-de-nosso-veneravel-pai-teoforo.html
(Publicado em 25.09.2010, atualizado em 25.09.2012)
O link abaixo traz maiores informações sobre a vida deste santo.
http://atelierortodoxosaolucas.blogspot.com.br/2012/07/memoria-de-nosso-veneravel-pai-teoforo.html
0 comentários:
Postar um comentário