Como em Pentecostes

domingo, 23 de maio de 2010


"Ficaram cheios do Espírito Santo”.Pentecostes é a plenitude da Páscoa. Subindo ao céu, o Senhor nos enviou o Espírito Santo para levar a termo a obra redentora, em que todo o Universo, pela virtude deste Espírito de Amor, é feito participante da glória do Cristo ressuscitado.



Oração ao Espírito Santo (João XXIII)
Espírito Santo, termina em nós a obra começada por Jesus.

Dá entusiasmo ao nosso apostolado, para que atinja todos os homens e todos os povos, resgatados, todos eles, pelo sangue de Cristo. Acelera em cada um de nós o despertar de uma profunda vida interior.

Apaga em nós a auto-suficiência e eleva-nos até ao nível de uma humildade santa, do verdadeiro temor de Deus, da coragem generosa.

Que nenhum apego terrestre nos impeça de honrar a vocação a que fomos chamados.

Que nenhum interesse possa, por covardia nossa, abafar dentro de nós as exigências da justiça.

Que cálculos medíocres e mesquinhos não reduzam às estreitezas do nosso egoísmo os imensos espaços da caridade.

Que grande seja em nós a procura da Verdade, até a pronta aceitação do sacrifício, mesmo até a cruz, até a morte.

Que tudo, enfim, responda à oração suprema que o Filho dirigiu ao Pai.

E que esta graça, Espírito de Amor, pela vontade do Pai e do Filho, se derrame sobre a Igreja, sobre todas as instituições, sobre todos os povos e sobre cada um de nós. Amém.



Oração para pedir os dons do Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor!.

*Espírito Santo, concedei-me o dom da Sabedoria, a fim de que eu, cada vez mais, goste das coisas divinas e, abrasado no fogo do vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo que é mundano e me una sempre a Jesus, sofrendo tudo neste mundo por seu amor.
(Vinde,Espírito Santo, enchei...)





*Espírito Santo, concedei-me o dom da Inteligência, para que eu, alumiado pela luz celeste de vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação, a doutrina da santa religião.
(Vinde, Espírito Santo, enchei...)

*Espírito Santo, concedei-me o dom do Conselho, tão necessário em tantos passos melindrosos da vida, para que sempre escolha o que mais vos agrade, siga em tudo a vossa divina graça e com bons e carinhosos conselhos socorra o próximo.
(Vinde, Espírito Santo, enchei...)

*Espírito Santo, concedei-me o dom da Fortaleza, para que eu despreze todo respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor e afronte com paciência e mesmo com alegria de espírito, os desprezos, prejuízos, perseguições e a própria morte antes de renegar por palavras e por obras o meu amabilíssimo Senhor Jesus Cristo.
(Vinde, Espírito Santo, enchei...)

*Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que eu conheça cada vez mais as minhas próprias misérias e fraquezas, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma, e para que veja claramente as ciladas do demônio, da carne e do mundo, a fim de poder evitá-las.
(Vinde, Espírito Santo, enchei...)

*Espírito Santo, concedei-me o dom da Piedade, que tornará deliciosos o trato e o colóquio convosco na oração e me fará amar a Deus com íntimo amor, como a meu Pai, a Maria Santíssima como minha Mãe, e a todos os homens como a meus irmãos em Jesus Cristo.
(Vinde, Espírito Santo, enchei...)

*Ó Espírito Santo, concedei-me o dom do Temor de Deus, para que eu sempre me lembre, com suma reverência e profundo respeito, da vossa divina presença, trema com os mesmos anjos, diante de vossa divina majestade e nada receie tanto como desagradar aos vossos santos olhos.
(Vinde, Espírito Santo, enchei...)



0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010