Mães conforme o coração de Francisco

domingo, 9 de maio de 2010




O mês de maio se veste e se reveste de muitas delicadezas. Antigamente se dizia que maio era o mês das flores e das noivas. Hoje há flores em todo o tempo e as noivas preferem casar-se em julho ou setembro.Maio começa com o dia do trabalho e termina com a festa de Nossa Senhora da Visitação. Em maio ocorre o domingo das mães. O comércio encampou a data. Shoppings centers, floras e restaurantes exultam com a data.
Em maio pensamos nas mães, vivas ou falecidas. Pensamos nessas meninas novas que são mães solteiras e que precisam assumir a responsabilidade de criar os filhos com coragem, com garra e com destemor. Pensamos nas mulheres que quiseram ter filhos e não puderam. Pensamos nas mães de filhos especiais.
Será que existe uma mulher que se poderia qualificar de mãe franciscana? Certamente que sim. Penso que uma mulher, terceira franciscana, tem um perfil bem característico e educa os filhos de maneira diferente.
A mulher-mãe franciscana é uma pessoa marcada pela simplicidade de viver, de falar, de vestir-se e de comportar-se. Os filhos de uma tal mulher têm chances de aprender a ser pessoas sem dobras, sem duplicidade, sem complicações. A mãe franciscana é pessoa simples e a simplicidade sempre encanta.
A mãe franciscana é aquela mulher que vive tensão no campo da oração ou mesmo da vida espiritual tomada em sentido amplo. De um lado é uma pessoa que gosta das capelinhas, da contemplação, de rezar em silêncio diante do sacrário. Ao mesmo tempo tem muito de Isabel de Hungria. Coloca como pauta de sua agenda a visita carinhosa a pessoas doentes e carentes. Deseja levar-lhes o carinho de uma palavra, a meiguice de um gesto de afeição e talvez um pacote de biscoitinho, um chocolate ou frasco de água de colônia. A mulher-mãe franciscana transmite aos filhos essa salutar tensão entre contemplação e ação.
Os filhos das mães franciscanas, desde pequenos, aprendem a amar a humanidade de Jesus. A mãe franciscana sabe fazer com que todos os de sua casa amem o Menino das Palhas e venerem com ternura e carinho a Paixão de Jesus. Advento e Natal, Quaresma e Páscoa são vividos à luz de São Francisco nas casas das mães franciscanas.
A mãe franciscana toma os filhos pela mão e leva-os à igreja. Faz com que aprendam a adorar o Senhor Jesus no sacrário. Os filhos de mães franciscanas aprendem aquela bela oração:
“Nós vos adoramos, Santíssimo Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas igrejas que estão no mundo inteiro e vos bendizemos porque pela vossa santa cruz remistes o mundo”.
Que Deus abençoe todas as mães da face da terra! (fonte Revista Paz e Bem 3/05)

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010