Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel

segunda-feira, 31 de maio de 2010

És feliz porque creste, Maria, pois em ti a palavra de Deus vai cumprir-se, conforme ele disse (Lc1,45).




Em particular hoje, com a liturgia, detemo-nos a meditar sobre o mistério da Visitação da Virgem a Santa Isabel. Maria, trazendo no seio Jesus recém-concebido, vai visitar a prima Isabel. É uma jovem, mas não tem medo, porque Deus está com Ela, dentro d'Ela. De certo modo, podemos dizer que a sua viagem foi a primeira "procissão eucarística" da História.
Maria, Tabernáculo vivo de Deus que se fez carne, é a Arca da Aliança, em que o Senhor visitou e redimiu o seu povo. A presença de Jesus enche-A do Espírito Santo. Quando entra na casa de Isabel, a sua saudação é transbordante de graça: João estremece no seio da mãe, como se tivesse sentido a vinda d'Aquele que no futuro ele deverá anunciar a Israel. Os filhos exultam, as mães regozijam-se. Este encontro, impregnado da alegria do Espírito, encontra a sua expressão no cântico do Magnificat.

Não é, porventura, também esta a alegria da Igreja, que acolhe incessantemente Cristo na sagrada Eucaristia e O leva ao mundo com o testemunho da caridade concreta, imbuída de fé e de esperança?

(Saudação no final do Rosário recitado na Gruta de Lourdes, nos jardins do Vaticano, 31/5/2005)
www.arautos.org.br

Aprendamos de Maria a acolher a vontade de Deus, a estarmos sempre disponíveis para Ele, no serviço ao irmão, em especial aquele mais necessitado.
Abrir-se para Deus, passa necessariamente pela experiência de abrir-se para o outro.
Que possamos alcançar de Deus, com a intercessão de Maria Mãe de Deus e nossa Mãe, a graça para estarmos sempre dispostos a servi-lO nos irmãos abandonados e necessitados, com humildade, a exemplo do Seráfico Pai São Francisco.
Maria é portadora da fonte da alegria e cada cristão é também chamado a ser portador e anunciador de Jesus.


Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a Mãe de meu Senhor? ...


É o milagre da vida que brota com força e poder e vence o mundo. É a força e o poder da Palavra de Deus que faz a Virgem conceber e permite que aquela que era estéril dê à luz (Lucas 1,30ss.). É por isso que Maria, trazendo Jesus em seu seio, irrompe neste sublime canto de alegria e júbilo que é o \"Magnificat\" (Lucas 1,46-55).

Deixemos que de nossa boca também brotem as palavras deste cântico e que elas traduzam o sentir mais profundo do nosso coração:

A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos. Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor,
Como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010