BEATA LUÍSA DE SABÓIA, RELIGIOSA, DA ORDEM I I

sábado, 24 de julho de 2010

Viuva, da ordem segunda de São Francisco (clarissa), em Orbe, Sabóia.

Nasceu em Gênova no ano de 1462, filha de Amadeu II, duque de Sabóia. Casada, passados alguns anos ficou viúva. Então em 1492, entrou no mosteiro das Clarissas em Orbe. Edificou suas irmãs pela piedade, humildade e perfeita abnegação de si mesma. Morreu em 1503.


Se ilustre era pela nobreza de linhagem, mais ilustre se tornou pela santidade de vida.

Seu culto foi confirmado pelo sumo pontífice Gregório XVI ( do martirológio franciscano). Ludovica (ou Luísa, em português) nasceu em 28.12.1462, filha do duque Amadeu II de Sabóia e Iolanda de França. Em 1479 casou-se com Hugo de Châlon-Arlay, senhor de Château-Guyon.

Toda a sua vida, desde a juventude, na corte e depois como esposa, foi sempre marcada por uma grande austeridade e uma profunda piedade. Em 1490, com 11anos de casada, ficou viúva. Passados dois anos, retirou-se para o mosteiro das clarissas de Orbe (Vaud) doando à Igreja do mosteiro todos os seus bens.

No claustro atingiu rapidamente o vértice das virtudes cristãs, decorrendo a sua vida na prática do exercício da oração, do silêncio e da pobreza mais austera, conforme a regra de Santa Clara.

A irmã morte a alcançou no dia 24 de julho de 1503 nesse mosteiro.

Recordamos esta beata porque a sua família veio a reinar no Piemonte e Sardenha e foi exatamente com a sua família que se deu a unificação da Itália em 1870. Aliás a família da casa de Sabóia sempre foi muito dedicada à Igreja, e entre as mulheres sempre houve grandes santas, algumas a caminho dos altares.

O famoso sudário de Turim também pertenceu à casa de Sabóia que governou a Itália até o final da segunda guerra mundial, quando foi proclamada a república. Ultimamente, o último rei da Itália, ao morrer, deixou o sudário de Turim para a Santa Sé.

Venerada desde a sua morte pelo povo, teve seu culto confirmado pela Santa Sé depois de muitos séculos e, hoje ainda, é comemorada na familia franciscana nas dioceses do antigo reinado do Piemonte e em Lausanha.

Fonte: http://www.catolicanet.com/


Liturgia da Palavra (para a Ordem II)
Leitura Pr 31, 10-13.19-20.30-31
"A mulher que teme ao Senhor merece ser louvada".

Leitura do Livro dos Provérbios.

Uma mulher competente, quem a encontrará? Seu valor é superior ao das pérolas. Nela confia o coração de seu marido, e não terá falta de recursos. Ela lhe proporciona prazer, e jamais desgosto, todos os dias de sua vida. Adquire lã e linho e trabalha com a destreza de suas mãos. Estende as mãos para a roca; enquanto uma segura o fuso, a outra se abre ao necessitado e estende o braço ao pobre. Enganosa é a graça, fugaz a formosura; a mulher que teme ao Senhor merece ser louvada. Cantai-lhe pelo êxito de suas mãos, e nas portas louvem-na suas obras!
-Palavra do Senhor.

Salmo de Meditação Sl 130, 1-3

R.: Confia no Senhor, ó Israel, desde agora e por toda a eternidade.

Senhor, meu coração não é orgulhoso,
nem se eleva arrogante o meu olhar;
não ando à procura de grandezas
nem tenho pretensões ambiciosas!

Fiz calar e sossegar a minha alma,
ela está em grande paz dentro de mim,
como a criança bem tranquila, amamentada
no regaço acolhedor de sua mãe.

Confia no Senhor, ó Israel,
desde agora e por toda a eternidade!

Aclamação ao Evangelho

Permanecei no meu amor. Quem permanecer em mim e eu nele, dará muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. R. Aleluia. Jo 15, 9b.5b

Evangelho Mt 13, 44-46
"Vende tudo o que possui e compra o campo".

Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. E quem o encontra, o encobre e, cheio de alegria, vai vender tudo que possui, para comprar o campo.

O reino dos céus é também semelhante a um comerciante à procura de boas pérolas. Achando uma preciosa, vende tudo que tem e a compra.

-Palavra da Salvação.


0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010