MARTA OU MARIA

domingo, 18 de julho de 2010

XVI Domingo do Tempo Comum
Evangelho ( Lc 10, 38-42 )

"Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes!" (Lc 8, 15)

Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas.

Naquele tempo, Jesus entrou num povoado e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: "Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!" O Senhor, porém, lhe respondeu: "Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada".

-Palavra da Salvação.


Marta preocupa-se excessivamente para receber Jesus em sua casa. Era o que se esperava, pois as mulheres eram responsáveis pela acolhida na casa. Era sua tarefa.
Maria, ao contrário, distancia-se de suas obrigações de mulher e "se assenta aos pés do Senhor para ouvi-lo falar".
Quando Marta se queixa, Jesus não repreende Maria e diz: "Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada".
A mulher não tem porque ficar reduzida aos serviços domésticos, tem o mesmo direito que o homem de ouvir a palavra de Jesus.
Quantas vezes a preocupação supérflua nos desvia do essencial que é Cristo?

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010