Nossa paróquia está em festa! Estamos comemorando nossa Padroeira Nossa Senhora da Assunção.
Como em toda festa de padroeiro, não faltou a Novena, encerrada no dia 14.08, com a coroação de Nossa Senhora pelos anjinhos da comunidade e, abrilhantada este ano por Padre João Luiz Franco d'Assumpção, ex-Pároco da Matriz, que nos honrou com sua presença durante toda a Novena; não faltou a festa externa envolvendo toda a comunidade nas barracas na praça, com variadas iguarias e doces; as Missas solenes em honra de Nossa Senhora Assunta ao Céu, com a presença do Exmo Reverendíssimo D. Frei Alano Maria Pena, Arcebispo da Arquidiocese de Niterói, que presidiu a Santa Missa das 17 horas; e, como de costume, após a Missa, a Imagem de Nossa Senhora da Assunção, ricamente ornamentada, saiu acompanhada pelos fiéis em procissão pelas ruas do bairro do Centro, ficando algum tempo exposta à veneração na Igreja Matriz, antes de ser solenemente elevada para o seu trono no altar-mor da igreja, onde permanecerá até 15 de agosto do próximo ano.
Que do alto do seu trono, ela que há quase quatrocentos anos é a padroeira de nossa cidade, continue protegendo, guardando, e intercedendo pelo povo cabofriense, pelos nossos sacerdotes e por nossa amada cidade de Cabo Frio, junto a seu divino Filho Jesus.
Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós.
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA D’ASSUMPÇÃO
Breve histórico da paróquia e da padroeira.
Não se conhece a data da criação canônica da Paróquia de N. Sra da Assunção de Cabo Frio. Provavelmente surgiu com o aldeiamento que Constantino Menelau realizou em terras da Capitania de São Tomé, descobertas em 1503, por Américo Vespúcio, habitadas por índios Tamoios, logo após ter expulsado os franceses, holandeses e ingleses que invadiam as costas do sul do Brasil, pelos negócios do Pau-Brasil, estabelecendo ali, a 13.11.l6l5,
os alicerces da povoação que ele denominou de “Santa Helena”, e é hoje Cabo Frio.
Na mesma data iniciava ele a construção de uma igreja, destinada a ser Matriz sob o patrocínio de Santa Helena, depois mudado pelo povo para N.Sra da Assunção.
O templo deve ter sido construído antes de 1616, pois neste ano, já o visitava o Bispo D. José de B. Alarcão. Em 1678, a Paróquia já estava na classe das Paróquias Perpétuas.
A imagem venerada ainda hoje na Matriz, segundo a tradição, foi a 3ª que sob a invocação de N. Sra da Assunção, chegou ao Brasil, trazida de Portugal por Frei Agostinho Sta Maria.


0 comentários:
Postar um comentário