SÃO JOÃO MARIA VIANNEY, PRESBÍTERO E CONFESSOR

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos conduzam com inteligência e sabedoria(Jr 3, 15).


O Santo Cura d’Ars foi um vigário inflamado de amor de Deus e zelo pelas almas, e pôde comunicar à sua paróquia algo desse amor, de modo a transformá-la de tíbia em fervorosa.Por isso ele é o patrono do clero, e especialmente dos párocos.



Fidelidade de Cristo Fidelidade do Sacerdote - lema do Ano Sacerdotal, 2009, em que se celebrou o 150º aniversário de sua morte.

Um antigo axioma dizia que o

s fiéis estão sempre um degra
u
abaixo do fervor do seu pároco. Assim, se este for santo, o povo será piedoso; se for apenas piedoso, os fiéis serão modelares; se for apenas modelar, os fiéis serão corretos; e se for apenas correto, seus fiéis serão tíbios. Então, o que dizer de um padre tíbio e até, como infelizmente não raro ocorre, relaxado? Ante a decadência religiosa e o abandono da fé que presenciamos, é oportuno lembrar o formidável exemplo de São João Maria Vianney — o Santo Cura d’Ars, como ficou mais conhecido.


Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me". (Lucas 9,23)


São João Maria Batista Vianney,o Santo Cura d'Ars, Patrono de todos os sacerdotes

João Maria Vianney (França, 1786-1859)
conseguiu chegar ao sacerdócio após grandes dificuldades;
por 40 anos foi pároco da pequena cidade de Ars;
multidões acorriam para com ele se confessar ou se aconselhar;
em 1929 foi proclamado padroeiro dos párocos.

Nascido perto de Lião na França, cresceu durante a revolução francesa. Após grandes esforços e dificuldades, conseguiu chegar ao sacerdócio em 1815, tornando-se três anos depois, primeiro pároco da pequena cidade de Ars, por 40 anos. Animado de grande desejo de ser verdadeiro pastor, bom de caráter, simples, humilde e sincero, com extraordinária capacidade de sacrifício, converteu primeiro sua paróquia, outrora indiferente, transformando-a numa comunidade exemplar. Pelo período de quarenta anos, Ars tornou-se centro de atração.Um publico inumerável da Europa e América cercava-lhe cada vez mais o confessionário, pedia conselho ou uma palavra de luz e conforto. Com extrema simplicidade de meios, sua pastoral teve uma insuperável eficácia; sua pregação convertia e fortalecia a fé e a vida cristã. A força de sua ação sacramental provinha do testemunho de sua vida pobre, penitente, toda feita de fé, caridade, doação e dos dons carismáticos que Deus lhe concedia. Morreu extenuado aos 73 anos. Pio XI canonizou-o em 1925 e em 1929 proclamou-o patrono dos párocos.

"A misericórdia de Deus é como um rio que transbordou. Ao passar, arrebata os corações".
(S.João Maria Vianney)

Rezemos pelos nossos sacerdotes, rezemos pela santificação de todo o Clero, especialmente daqueles que estão mais próximos de nós; sejamos perseverantes e incansáveis em nossas orações por sua fidelidade e por um amor ardoroso a Deus e, também, para que sempre possamos contar com seu auxílio, em nossa busca de Deus.

Oração a São João Maria Vianney

Senhor Deus, por intercessão de S. João Maria Vianney, rogo-vos pelas vocações e em especial pelos confessores. Dai-lhes muita luz para guiar Vosso rebanho. Amém.
Maria, Rainha dos confessores, rogai por nós.

Oração do dia

Deus de poder e misericórdia, que tornastes São João Maria Vianney um pároco admirável por sua solicitude pastoral, dai-nos, por sua intercessão e exemplo, conquistar no amor de Cristo os irmãos e irmãs para vós e alcançar com eles a glória eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010