SANTA PULQUÉRIA - 11 DE SETEMBRO

sábado, 11 de setembro de 2010

Filha do imperador Arcádio e de Eudóxia, nasceu a 19 de janeiro de 399, em Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente. 
É a primeira imperatriz responsável pelo governo de um império, reconhecida digna do título de santa pela Igreja Romana e a Greco-Ortodoxa.
Ainda jovem, fez voto de virgindade a Deus, levando também as duas irmãs menores , Arcádia e Marina, a seguirem seu exemplo se consagrando a Deus. As três dividiam o tempo entre o trabalho, a oração e a meditação.Quando morreram seus pais, o governo do império coube a Teodósio II,o irmão menor, com apenas oito anos de idade. Por ser a irmã mais velha, Pulquéria assumiu como regente em 414, com apenas quinze anos, cuidando da educação do irmão. Politicamente astuta, colocou na administração pública homens sábios e competentes.
Zelou pela pureza da fé, colaborando para a realização do Concílio de Éfeso em 431, que veio a condenar a heresia de Nestório, que negava a unidade pessoal das duas naturezas em Cristo, divina e humana, negando portanto o título de Mãe de Deus à Virgem Maria. Sua atuação foi muito elogiada pelos bispos do Oriente e pelo Papa Leão I. 
Por motivo de desavenças na corte, retirou-se para o campo dedicando-se às obras de piedade e caridade. Surgiu nova heresia ameaçando a Igreja, o monofisitismo, propagada pelo monge Êutiques:  em Cristo não havia as duas naturezas, mas uma só, a divina, como havia uma só pessoa. Contra ela levantaram-se o Papa Leão Magno e muitos bispos e, novamente Pulquéria agiu com eficiência, retornando à corte onde conseguiu afastar o primeiro ministro Crisáfio e promover a realização de um novo concílio ecumênico, o de Calcedônia, que condenou a nova heresia.
Com o falecimento do imperador Teodósio II em julho de 450, sem deixar herdeiros, ficou Pulquéria outra vez à frente do governo do império, sendo coroada imperatriz em agosto de 450. A necessidade de mão forte para limpar a corte de maus elementos e governar um império tão vasto, levou Pulquéria  a casar-se com um alto oficial do exército de grandes qualidades morais, chamado Marciano, um casamento de natureza política, "nominal"..Foi uma mulher forte e enérgica no governo. 
Tendo o império voltado à paz e prosperidade, Pulquéria aplicou-se no desenvolvimento do espírito religioso entre o povo. Construiu igrejas e hospitais, dedicando-se às obras de caridade, deixando toda a sua herança para os pobres.
Por sua virtude, foi muito amada.Morreu virgem, aos 54 anos de idade, em setembro de 453, e foi sepultada em odor de santidade.
Foi declarada santa pela Igreja Ortodoxa que a celebra junto com seu marido o imperador Marciano em 17 de fevereiro.
A Igreja Católica só reconhece Pulquéria como santa, comemorando sua memória em 11 de setembro.

Santa Pulquéria, rogai por nós.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010