SÃO JOÃO DE CAPISTRANO, PRESBÍTERO, DA ORDEM I

sábado, 23 de outubro de 2010

Memória 23 de outubro
"A sabedoria é a segurança do homem justo".(Sb 10,10)
Nasceu em Capistrano, nos Abruzos, Itália, no ano de 1386. Estudou direito em Perusa e exerceu por algum tempo a magistratura. Entrando na Ordem dos Frades Menores e ordenado sacerdote, desenvolveu incansável atividade apostólica por toda a Europa, dedicando-se à reforma dos costumes entre os cristãos e lutando contra os hereges. Morreu em Vilach (Áustria), em 1456.







João de Capistrano viveu nos tempos difíceis do "grande cisma", da peste negra, da guerra dos cem anos,enfrentou a ameaça dos turcos contra a Europa e a tentativa de desunião no seio da própria Ordem Franciscana. 

Apesar de homem de ação prodigiosa e  das viagens que fazia descalço, através de toda a Europa, João foi também escritor fecundo, deixando obras sobre tratados de espiritualidade, pregações e assuntos morais, em dezessete grandes volumes. Foi amigo íntimo de São Bernardino de Sena, lutando juntamente com ele pelo afervoramento do espírito de São Francisco dentro da Ordem.Chamado com justiça "apóstolo da Europa", foi um dos maiores reformadores da Igreja no século XV e, organizou os Menores Observantes.


São João tinha muita habilidade para a diplomacia; era sábio, prudente, e media muito bem seus julgamentos e suas palavras. Tinha sido juiz e governador e sabia tratar muito bem às pessoas. Por isso quatro Pontífices (Martinho V, Eugênio IV, Nicolau V e Calixto III) empregaram-no como embaixador em muitas e muito delicadas missões diplomáticas e com muito bons resultados. Três vezes os Sumos Pontífices quiseram nomeá-lo Bispo de importantes cidades, mas preferiu seguir sendo humilde pregador, pobre e sem títulos honoríficos.
 Em 1453, os turcos muçulmanos propuseram invadir a Europa para acabar com o Cristianismo. Então São João foi à Hungria e percorreu toda a nação pregando ao povo, incitando-o a sair entusiasta em defesa de sua santa religião. As multidões responderam a seu chamado, e logo se formou um bom exército de crentes. Os muçulmanos chegaram perto de Belgrado com 200 canhões, uma grande frota de navios de guerra pelo rio Danúbio, e 50.000 terríveis jenízaros a cavalo, armados até os dentes. Os chefes católicos pensaram em retirar-se porque eram muito inferiores em número. Mas foi aqui quando interveio João de Capistrano: empunhando um crucifixo, foi percorrendo com ele todas as fileiras, animando os soldados com a lembrança de que iam combater por Jesus Cristo, o grande Deus dos exércitos. Tanta confiança e coragem inspirou a presença do santo aos cristãos, que logo ao primeiro ímpeto foi derrotado o exército otomano.

São João de Capistrano veio a falecer, em território Croata, em 23 de outubro de 1456, consumido pelo trabalho e com febre contínua, aos 71 anos de idade. Foi beatificado pelo Papa Leão X e solenemente canonizado pelo Papa Alexandre VIII no ano de 1690.

ORAÇÃO
Ó Deus, que suscitastes o presbítero São João de Capistrano para confortar o povo cristão aflito, colocai-nos sob a vossa proteção e guardai a vossa Igreja em constante paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

São João de Capistrano, rogai por nós!

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010