SÃO VILIBRORDO , BISPO, MISSIONÁRIO - 7 DE NOVEMBRO

domingo, 7 de novembro de 2010

Nossa Mãe Igreja nos apresenta hoje um filho modelar, que a exemplo do Cristo edificou com sua vida e missão o Reino de Deus no meio da humanidade.

Chamado o apóstolo dos frisões, foi o primeiro bispo de Utrecht, sede primaz da Holanda.

São Vilibrordo nasceu na Inglaterra numa família cristã; seus pais cuidaram para que o filho encontrasse seu lugar na Igreja, sendo assim, Vilibrordo desde os 5 anos recebeu educação no mosteiro de York, onde foi entregue como oblato pelo pai, são Vilgide. 


Quando atingiu a idade de decidir-se, Vilibrordo optou pelo estado monástico, indo para a Irlanda para receber melhor formação, pois  sentia o mesmo chamado do seu pai: a santidade. 



Ordenado sacerdote foi enviado em 690, juntamente com nove colegas, como missionários para a Holanda, com a responsabilidade de evangelizar os bárbaros frisões; isto fez com a eficácia do Espírito Santo e abertura do rei Pepino ao Evangelho, tendo recebido a missão de evangelizar mais a leste, onde viviam populações muito hostis e rebeldes ao Evangelho, em virtude de terem há pouco tempo saído da dominação do duque pagão, Ratbodo. 

Vilibrordo fez duas viagens a Roma no espaço de alguns anos, para receber apoio do Papa Sérgio I, que o presenteou com relíquias de santos mártires para as futuras igrejas entre os frisões e, para colocá-lo a par do progresso obtido, tendo sido então sagrado bispo pelo Papa.  


Como sinal do progresso e entrega do povo a Cristo, surgiu a Sé apostólica em Utrecht, a Catedral do Santíssimo Redentor e outros frutos do Reino. Fez rápidos progressos na conversão da Frísia, depois da Dinamarca e da região da Turíngia.Seu trabalho apostólico não foi atrapalhado nem pela morte do seu protetor, o rei franco Pepino, nem pelo retorno do duque Ratbodo, que reconquistou parte do território da Frísia, o que obrigou Vilibrordo a retirar-se para um mosteiro por ele fundado perto de Treves, e que se tornou viveiro de novos apóstolos.

Mas o duque pagão teve pouco tempo de vida, assim,  o Santo Missionário voltou para a Frísia, evangelizou com outros e, conseguiu com a ajuda de São Bonifácio o apóstolo da Alemanha, consolidar a evangelização entre os povos do norte da Europa.


Veio a falecer num mosteiro perto do rio Reno com a idade de 80 anos, no dia 7 de novembro de 739.Várias biografias dele foram escritas por seus discípulos, que dessa forma deixaram bem documentado o apostolado desse grande missionário que por cinquenta anos dedicou sua vida à evangelização. 



Em sua honra, ainda hoje, celebra-se uma característica procissão folclórica na festa de Pentecostes.
São Vilibrordo, rogai por nós!

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010