PREPARANDO O ADVENTO, COM A VIRGEM MARIA

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento, palavra que significa Vinda ou Chegada e se aplica ao tempo que precede imediatamente à vinda ou chegada do Senhor Jesus no Mistério de seu Nascimento.

Sabemos como Francisco contemplava e celebrava o mistério da Encarnação. Pensemos como ele preparou a Celebração do Nascimento do Senhor em Greccio. O Advento é tempo de preparação para o Natal misticamente repetido a cada ano. Aproveitemos este tempo que a Igreja nos dá e preparemo-nos para que neste Natal,  Nosso Senhor encontre em nosso coração uma  morada digna de sua majestade, um lugar de acolhimento para muitos irmãos e irmãs. 

Recorramos também a Maria Santíssima, pedindo-lhe que nos ensine a receber e amar Jesus como ela fez, lembrando as palavras de São Maximiliano:“Meus queridíssimos filhos em Maria Imaculada, faço votos de que sejais alimentados por Ela com o leite das suas graças, que sejais acariciados e educados por Ela, como Jesus o foi, a fim de que o divino Esposo das almas reconheça cada vez mais em nós aqueles mesmos traços que Ele próprio recebeu da sua Mãe, a Imaculada, o mesmo coração” (Escritos de São Maximiliano, 461).

ORAÇÃO PARA O TEMPO DO ADVENTO

Senhor das promessas e Deus de todas as esperanças, teu povo caminha na direção da luz que deve despontar com o nascimento de teu Filho e nosso irmão, Jesus de Nazaré.
A terra de nossa vida anda ressequida, há fendas e brechas por toda parte.
Quando virás, Senhor, a chuva benfazeja que irá irrigar a dureza dos corações?
Quando, Senhor, as nuvens choverão o Justo, aquele que cairá do céu como a
 chuva mansa que penetra?
Ó nuvens do céu, fazei chover o Justo e nossa sede conhecerá seu fim!
Quando virá o Senhor?
Ele é como um ladrão que não avisa o momento da visita.
Permite, Senhor, que teu povo vigie constante e perseverante pela chegada daquele que  é o desejado das colinas eternas e o Príncipe da Paz.
Força nossas portas e entra, para que juntos possamos cear o banquete do amor.
É tempo de advento, Senhor!
Prepara os nossos corações para a vinda de teu Filho na terra dos homens, que têm sede de justiça e de paz. Amém.

SÚPLICA

Ó Emanuel, Filho de Deus e Filho do Homem, Rei pacífico, que viestes uma vez à terra trazer a alegria e a paz; a vós, agora de novo, esperamos em santidade e graça, e finalmente em majestade e glória, pelo vosso Advento de misericórdia; fazei que agora recebamos as alegrias, como Redentor, de sorte que um dia, tranquilamente, vos recebamos como justo Juiz. 
Vinde, Senhor Jesus!

ORAÇÃO

Digno e justo é que vos rendamos graças, Senhor, Pai santo, eterno e onipotente Deus, por Jesus Cristo vosso Filho e Senhor nosso.  A sua encarnação foi a salvação do mundo, e a sua Paixão estabeleceu a redenção da humanidade.
 Suplicamo-vos, pois, ó Pai onipotente, que o vosso Filho nos reconduza àquela recompensa por ele redimida das trevas. 
Vosso Filho torne pura de todo o pecado esta nossa carne de que ele se revestiu no seio duma Virgem.
  Ele nos torne gratos à vossa Majestade, a nós pecadores que, pelo seu bendito Sangue, fomos convosco reconciliados. 
 Ele, que na sua primeira vinda nos concedeu o dom de sua graça, quando vier pela segunda vez, nos encontre justos em seu julgamento. 
Seja brando quando nos vier julgar, ele que foi humilde ao aparecer-nos outrora; que se nos manifeste cheio de mansidão no dia do juízo, ele que outrora veio oculto em humilhações, ele que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos.  Amém. (do Missal Moçárabe)

ORAÇÃO A MARIA DO ADVENTO

Maria, Mãe Santíssima e Senhora minha, está tudo pronto para o nascimento de teu Filho.  Os anjos já se preparam para cantar a glória de Deus e a paz entre todos os homens, amados pelo Deus de nossos pais.
Tu disseste teu sim e em tua carne virgem e pura encarnou-se o Deus de todas as belezas e tu o alimentas com a seiva de teu seio e com a ardência de teu amor.
Tu estás pronta para chegar a Belém e os pastores já estão nos campos contemplando o céu e tentando descobrir uma estrela diferente.
Tu estás grande, Maria, minha Mãe, e em breve verás aquele que te gerou!
Bendita és tu, Senhora minha, tu que és a mulher pobre e a virgem transparente, a mulher fiel e a virgem confiante.
Realiza-se em ti a palavra de Isaías que nos dizia que um menino nos seria dado, e que ele se chamaria Emanuel.
Bendita és tu, Maria do Advento, Mãe de todos os homens e Mãe de Jesus, nossa esperança.
Bendita és tu porque o Altíssimo fez em ti maravilhas. 
Bendita és tu, Maria!

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010