Genoveva nasceu em Nanterre, perto de Paris, em 422, numa família modesta. Desde muito criança sentia-se atraída para a consagração total a Deus. Quando estava com nove anos, encontrou-se com alguns missionários que iam evangelizar a Inglaterra Estava com seus pais no meio de uma multidão que se aglomerava para pedir a bênção. Um deles, São Germano, dirigiu-se aos pais da menina, e predisse: "Felizes vós que tendes esta menina. Ela será grande diante de Deus e, atraídos pela sua virtude, muitos pecadores abandonarão o caminho do erro e seguirão a Jesus Cristo".
Aos quinze anos, fez o voto de castidade nas mãos do bispo de Paris, e recebeu o véu sagrado. Passou então a ocupar-se com a oração e a penitência, alimentando-se de pão de cevada, água e dormindo no chão. Tornou-se modelo de modéstia, de oração, de mortificação e de caridade, sendo imitada por outras moças, que se consagraram a Deus, embora vivendo com suas famílias, pois ainda não existiam mosteiros de freiras.
Tinha especial devoção a Nossa Senhora e aos santos Martinho e Dionísio e, mandou construir um templo no lugar onde São Dionísio foi martirizado. Apesar de sua vida santa e recolhida, não escapou da calúnia e da maledicência, mas, em vez de perturbar-se, encheu-se de satisfação por poder sofrer pelo nome de Jesus. Foi agraciada com grandes milagres por seu intermédio.
Um fato célebre aconteceu quando os hunos ameaçavam destruir Paris: o povo estava amedrontado pelos massacres acontecidos noutras cidades e Genoveva então exortou-os a não abandonar a cidade e a confiar no auxílio de Deus. Inesperadamente, Átila evitou passar por Paris, seguindo diretamente para Orleans, onde sua marcha destruidora foi detida e os hunos tiveram que retroceder. Genoveva passou a ser considerada a protetora de Paris, invocadas nas calamidades e perseguições.
Genoveva morreu aos oitenta anos, com fama de santidade, pranteada por toda a população. Foi sepultada na igreja de São Pedro, em Paris. Seu túmulo tornou-se tão famoso que a igreja passou a chamar-se de santa Genoveva.
É a santa padroeira de Paris, juntamente com São Dionísio, primeiro bispo da cidade.
0 comentários:
Postar um comentário