SANTA MÃE DE DEUS, MARIA - 1° DE JANEIRO

sábado, 1 de janeiro de 2011


"Maria guardava no seu coração as palavras e os fatos, e neles pensava".





Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. (Gl 4, 4-5)

 Dia Mundial da Paz

 É em nome de Maria, mãe de Deus e mãe dos homens, que hoje se celebra no mundo inteiro o "dia da paz"; aquela paz que Maria, uma de nós, encontrou no abraço infinito do amor divino; aquela paz que Jesus veio trazer aos homens que creram no amor.
Na oitava do Natal se celebra a festa de "Maria, Mãe de Deus". Maria é totalmente Mãe porque esteve em total relação com Cristo; por isso, honrando-a, o Filho é mais glorificado. Maria não recebeu o dom de Deus só para si, mas para levá-lo ao mundo, por isso o título Mãe de Deus exprime a missão de Maria na história da salvação.

O mistério do Natal celebra o nascimento no tempo do Filho de Deus, "nascido de uma mulher", como diz São Paulo.  Esta "mulher", predestinada por toda a eternidade para a missão única e inefável de fornecer a natureza humana ao Verbo, é Maria, a virgem de Nazaré.  Na resposta de Maria ao arcanjo Gabriel, se consuma o mistério: "O Filho de Deus, a quem o Pai gera desde toda a eternidade, será doravente também o filho dos homens. As naturezas divina e humana, embora permanecendo sempre as mesmas e inconfundíveis, começaram a existir numa só e mesma pessoa, a pessoa preexistente do Verbo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, Jesus Cristo nosso Senhor". Esta verdade dá a Maria o nome de 
Mãe de Jesus.
Maria, que deu a vida ao Filho de Deus, continua a apresentar aos homens a vida divina. É, por isso, considerada mãe de cada homem que nasce para a vida de Deus, e mãe de todos. Com os orientais, nós honramos "Maria sempre Virgem, solenemente proclamada santíssima Mãe de Deus pelo Concílio de Éfeso, para que Cristo fosse reconhecido, em sentido verdadeiro e próprio, Filho de Deus e Filho do homem" (UR 1 5). Neste Concílio, acontecido em 431, em oposição à heresia de Nestório, Maria foi chamada Theotokos, isto é,
 geradora de Deus.

Maria é saudada por Dante na Divina Comédia, com estes versos:

"Virgem Mãe, filha do teu Filho,
Humilde e grande mais que qualquer outra criatura,
Termo fixo do eterno Conselho:
Tu és aquela que de tal modo nobilitou a natureza humana,
Que o Criador não desdenhou tornar-se tua criatura".

Também nós, com a liturgia, saudamos Nossa Senhora:

"Bem-aventurada és, Virgem Maria, que trouxeste em ti o Senhor, Criador do mundo. Geraste aquele que te criou e permaneceste virgem, para sempre!"

ORAÇÃO

Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, dai-nos contar sempre com a sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010