"Eis a verdadeira fraternidade que triunfou sobre as maldades do mundo. Ela seguiu Cristo, e agora possui a glória do reino celeste".
Em 1219, São Francisco enviou esses missionários para a Espanha, que estava tomada por mouros. Eles iriam se tornar os primeiros mártires da sua Ordem. Todos nasceram na Itália. Eram dois irmãos leigos e três sacerdotes, e chamavam-se Vital, Berardo, Pedro, Acúrsio, Adjuto e Oto.
Partiram descalços, sem dinheiro e sem nenhuma provisão. Passaram por Portugal a pé, e enfrentando muitas dificuldades chegaram a Sevilha. Ali, levados por santa ousadia começaram a pregar, principalmente com o testemunho de vida, anunciando o Evangelho até para o próprio rei dos mouros, que irritado com seu atrevimento, mandou-os para a prisão, deportando-os depois
para Marrocos.
Lá chegando, puseram-se logo a pregar o Evangelho aos marroquinos e também ao rei dos mouros, Miramolim, que os expulsou de suas terras. Mas nossos santos retornaram e continuaram a pregar com insistência sobre o reino de Deus, até que foram presos, postos em cadeias, torturados e condenados à morte. Foram decapitados na cidade de Marrakesch, no ano de 1220.
São Francisco, ao saber da morte dos seus filhos espirituais, exultou de alegria, pois eles tinham morrido por amor a Jesus Cristo.
0 comentários:
Postar um comentário