Alexandra - era seu nome de batismo - pertencia à nobre família Ricci, nasceu em Florença, Itália, em abril de 1522. Com sete anos foi entregue às irmãs beneditinas na cidade vizinha de Prato, para ser educada. Afeiçoou-se tanto à vida religiosa, que ao voltar para casa não perdeu a disciplina e o desejo da vida consagrada. Apesar de ter tido muitas oportunidades, não quis casar-se, preferindo a vida totalmente entregue a Deus num convento Dominicano, na cidade de Prato, pois era seu desejo imitar Santa Catarina de Sena, de quem
assumiu o nome religioso.
No convento, buscou viver a pura alegria, o sofrimento, a humildade, aspirando adquirir as virtudes de religiosa perfeita. O seu modelo de espiritualidade era pautado por Jesus Crucificado cuja paixão e morte contemplava de tal forma que alcançou a graça de comungar misticamente com o seu sofrimento. Sempre que nas quintas-feiras de tarde começava a meditação da sagrada paixão e morte de Jesus, entrava em êxtase, permanecendo até a tarde da sexta-feira, e neste estado co-participava das dores da agonia de Cristo.
Os dons místicos de Santa Catarina em nada foram motivo de orgulho e a sua vida comunitária era tão encarnada no carisma que com apenas vinte e cinco anos, tornou-se mestra de noviças e depois, superiora, por quase quarenta e dois anos.
Mulher santa, equilibrada e de espírito vivo, sutil e engenhoso, mestra de espiritualidade, Santa Catarina de Ricci dirigia com colóquios e correspondência epistolar muitas pessoas do mundo. Foi amiga de Santos homens como Carlos Borromeu, Filipe Neri, o Papa São Pio V, com os quais se correspondia; fecunda escritora, orientava em assuntos teológicos ou questões espirituais a pessoas do clero, até cardeais, e recomendava o domínio próprio e a mortificação dos sentidos para se abrir à graça da paz e alegria de espírito. Recomendava ainda a devoção à sagrada paixão e morte de Cristo,bem como a docilidade ao Espírito Santo para se chegar ao total abandono aos braços do Pai e à sua Vontade.
Santa Catarina de Ricci faleceu a 2 de fevereiro de 1590.
0 comentários:
Postar um comentário