SANTO CLÁUDIO COLOMBIERE, PRESBÍTERO - 15 DE FEVEREIRO

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011


ORIGEM DA DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS-Nesse documento, Pio XII destaca o Beato Cláudio de la Colombière (1641-1682), canonizado em 1992 por João Paulo II. Este santo jesuíta desempenhou papel fundamental na propagação das revelações do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria. Foi ele o primeiro a crer na veracidade dessas revelações e quem apoiou a santa em seus momentos mais difíceis, devido à oposição e às perseguições que ela sofreu por parte daqueles que não acreditavam nas revelações. Providencialmente, São Cláudio tornou-se o diretor espiritual da santa visitandina**.


Neste dia lembramos a santidade de vida de Cláudio de La Colombiere, que nasceu próximo de Lion,  na França, em 1641, numa família da nobreza muito religiosa. Após completar os estudos humanísticos o jovem Cláudio decidiu entrar no seminário, e pôde ouvir de sua mãe a profecia: "Meu filho, tu hás de ser um santo religioso".

Entrou no noviciado da Companhia de Jesus e em meio a muitas lutas ele conseguiu ser fiel a sua vida religiosa, por isso escreveu no seu diário: "Os planos de Deus nunca se realizam senão à custa de grandes sacrifícios". Lecionou até chegar a ser superior do colégio jesuíta.

São Cláudio na cidade de sua missão, começou a ser confessor do convento de Nossa Senhora da Visitação, onde a humilde religiosa Margarida Maria Alacoque, santamente estava recebendo aparições do Sagrado Coração de Jesus. Cláudio foi o escolhido pelo próprio Cristo para confessor de Margarida e como ajudante na publicação das revelações.

Abraçando o Sagrado Coração de Jesus fez o que pôde para fazer conhecido o apelo de Jesus que vinha numa hora própria, pois o veneno do jansenismo estava esfriando a fé e o amor do povo para com o Cristo. Os pedidos de Jesus a Margarida, entre outros, era que lhe dedicassem as primeiras sextas-feiras do mês, como dia de oração eucarística e de reparação às ofensas por Ele recebidas; pedia inclusive a instiruição da festa do Sagrado Coração na sexta-feira após a oitava do Corpo de Deus. Contra tantas oposições, no fim, a vontade de Jesus triunfou, quando Cláudio após duros sofrimentos já estava na glória eterna.  

Nomeado confessor da princesa Maria Beatriz de Este e capelão do palácio, por obediência Claudio foi para Londres, onde viveu e sofreu no palácio real com as perseguições de grupo político contrário ao catolicismo; o local era difícil de evangelizar, mas  Cláudio converteu muitos ao Cristo e a sua Igreja Católica.

Caluniado por protestantes poderosos, Padre Claudio foi preso e quase condenado à morte, adoecendo gravemente jogado numa prisão tétrica e úmida  com alimentação escassa. Libertado pela intervenção do rei francês Luís XIV, foi expulso da Inglaterra, e mal conseguiu chegar a Paray le Monial, onde faleceu em 15 de fevereiro de 1682, aos quarenta e um anos; três dias antes de sua morte recebeu um bilhete de Santa Margarida,  profetizando a esse respeito:"O Senhor me disse que sua vida findará aqui".

E deste local é que iniciou-se a grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus, no qual São Cláudio encontrou repouso.  Esta devoção foi reconhecida pela Igreja, propagando-se por todo o mundo, produzindo muitas conversões. 

Claudio foi beatificado pelo papa Pio XI em 1929 e canonizado em 1992, por João Paulo II, em Roma.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010