SÃO LEANDRO, BISPO , APÓSTOLO DOS GODOS - 28 DE FEVEREIRO

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


São Leandro nasceu em Cartagena por volta do ano 520. Pertencia a uma família de boa posição social e muito religiosa e recebeu ótima formação cultural e religiosa, entrando ainda jovem no primeiro mosteiro beneditino da Espanha, em Sevilha onde a família se estabelecera depois de fugir de Cartagena quando da conquista bizantina. Teve três irmãos mais novos: Fulgêncio, Isidoro, ambos bispos e Florentina, os quais também foram canonizados.

Defensor da pureza da fé, e zeloso missionário São Leandro preparado pela vida monacal, foi ordenado bispo de Sevilha, maior centro do Catolicismo no reino dos visigodos, e mesmo enfrentando a oposição do rei Leovigildo, que era ariano, conseguiu converter a muitos, principalmente através das escolas Católicas. 
 O rei Leovigildo, que era ariano, desejava acabar com todos os católicos nos seus domínios. Contra os defensores do símbolo de Nicéia, que definira em 325 a plena divindade de Jesus, desencadeou o soberano uma perseguição que em breve se converteu em guerra civil. 
       Hermenegildo, herdeiro presumível do trono, fez-se católico em 570, mas foi mandado executar pelo pai (585). Ao mesmo tempo, foi Leandro desterrado, viajando para Constantinopla, onde fez amizade com o futuro papa Gregório Magno.

De volta a sua cidade episcopal, continuou seu apostolado, e, depois de longos esforços conseguiu mudar o coração do rei ariano, que antes de morrer confiou-lhe seus filhos para serem educados na escola católica.  Recaredo, que abraçara o arianismo, contrário a Nicéia, sucedeu ao pai como rei (586), mas procurou instrução católica e converteu-se no ano seguinte. E num concílio nacional, convocado pelo novo rei, os representantes do clero e do povo, fizeram solenemente profissão de ortodoxia. Os historiadores afirmam unânimes que, depois de Deus, foi ao bispo de Sevilha que ficou a dever-se tão feliz resultado. 

Chamado "Apóstolo dos Godos", o Santo Leandro foi nomeado Arcebispo de Sevilha pelo Papa São Gregório Magno, o qual numa carta ao bispo mostrava-se contente pela inesperada conversão do povo e principalmente do rei. Quase nada resta dos escritos de Sáo Leandro, mas conservam-se algumas cartas que lhe foram dirigidas por S. Gregório Magno. Essas traduzem sua grande afeição pelo amigo, e nelas se recomenda às orações do santo bispo.

 Ambos sofriam da gota  e de Roma vem uma exortação para que Leandro "considere essa doença cruel como favor do céu e como a melhor maneira de uma pessoa expiar os seus pecados".  Depois de uma vida cheia de trabalho, dores e merecimentos entrou no Céu no ano 600,  com oitenta anos de idade, sendo sucedido na sede episcopal por santo Isidoro, seu irmão mais novo, que pela ciência e santidade, elevou a maior esplendor o prestígio da Igreja de Sevilha.
Neste mesmo ano também falecia o rei Recaredo, que convertido por São Leandro, deixou fama de verdadeiro homem de estado e cristão reto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010