São Maron, que tem seu dia comemorado em 14 de fevereiro, era um eremita que vivia perto do Rio Orontes em Cyrrhus, geralmente ao relento sem nenhum abrigo. Quando ele encontrou um templo pagão ele o dedicou a Deus e fez dele o seu Oratório.
Foi ordenado em 405 DC. Passava suas noites em preces.Tinha o dom da cura das doenças e dos vícios; diz a tradição que curava varias doenças apenas com sua benção e oração. Como São Maron curava todos os vícios multidões, iam até ele.
Fundou vários monastérios e treinou vários monges na Síria. Foi um amigo de São João Chrysóstomo, chamado de “boca de ouro”. Chrysóstomo tornou-se Patriarca de Constantinopla em 397 e dedicou sua 36º Epistola a São Maron enquanto estava exilado em Cucussus, Armenia em torno de 405DC, e em suas cartas pedia a São Maron que orasse por ele.
Foi o conselheiro de São James de Cyr, o qual recebeu seu hábito das mãos de São Maron.
Os cristãos da Igreja do Líbano e da Síria são chamados de maronistas ( Igreja Maronita- um rito da Igreja Católica)e tem esse nome derivado de seu Monastério Bait-Marun e tomam São Maron como seu patriarca e padroeiro.
Faleceu em 435 de causas naturais, foi enterrado entre Apamea e Mesa onde um Mosteiro foi construído em volta de sua tumba. Seu túmulo tornou-se um local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.
Em 1490 as relíquias de São Maron foram trasladadas para um lindo santuário na Catedral de Volperino em Foligno, ao lado de uma estátua do santo em prata.
ORAÇÃO
Oh Senhor Deus, que chamastes o amigo sincero São Marun para a vida ascética e o aperfeiçoastes pelas virtudes divinas e o aconselhastes para seguir o caminho difícil que leva ao Reino Celestial.
A vós pedimos, no Jubileu de 1600 anos do vosso chamado a São Marun para a casa do Pai celestial, e por sua intercessão, para nos submergir no vosso amor para seguirmos pelo caminho, traçado por São Marun . Assim, seu santo exemplo se estenderá sobre toda a nossa vida e conseguiremos do vosso amor a finalidade que ele conseguiu. Anunciaremos o Vosso Evangelho neste Oriente e no mundo inteiro , e por Ele nos orientaremos a fim de conseguirmos a gloria da Ressurreição e a vida eterna em vós .
A vós a gloria, o agradecimento e a Vosso Pai e a Vosso Espírito vivo e Santo até ao fim dos séculos. Amém.”
(O Cardeal Mar Nasrallah Boutros Sfeir,
Patriarca maronita da Antioquia e de todo oriente.)
Ano Jubilar DE SÃO MARUN,1600 ANOS ( + 410- 2010).
Conheça mais sobre São Maron e a espiritualidade Maronita no link: http://blog.cancaonova.com/memoriasdolibano/tag/programa-memorias-do-libano/
Vamos conhecer um pouco sobre a IGREJA MARONITA?
A Igreja Maronita é uma igreja cristã, do rito oriental, em plena comunhão com a Sé Apostólica, ou seja, reconhece a autoridade do Papa, o líder Igreja Católica Apostólica Romana. Tradicional no Líbano, a Igreja Maronita possui ritual próprio, diferente do rito latino adotado pelos católicos ocidentais.O rito maronita prevê a celebração da missa em língua aramaica. Os maronitas tiveram vários de seus religiosos canonizados ou beatificados.
Os Maronitas são os Cristãos Católicos Orientais que devem seu nome a São Maron. Em documentos siríacos muito antigos, podemos ler esses vocábulos: Os fieis de Beth (casa) Maron, Calcedônios de Beth Maron, aqueles de Mar Maron... Esses vocábulos significam uma única palavra que os substituirá, a palavra Maronita que será dada a um povo que no Patriarcado de Antioquia seguiu a orientação religiosa de São Maron e seus discípulos.
A Igreja Maronita é uma Igreja católica, de rito oriental, em plena comunhão com a Sede Apostólica Romana, ou seja, ela reconhece a autoridade do Papa. Tradicional no Líbano, essa Igreja Oriental possui ritual próprio, diferente do rito Latino adotado pelos católicos ocidentais. O rito maronita prevê a celebração da missa em língua siro-aramaico, a língua que Jesus Cristo falava.
ٍA Igreja Católica possui duas raízes: a ocidental ou romana e a oriental. Dentro desta segunda, quatro são as sedes patriarcais que marcaram sua historia: Jerusalém, Alexandria (Egito), Antioquia e Constantinopla. Dentro do grupo de Igrejas antioquenas existem dois grupos: sírio- ocidental e sírio oriental. A Igreja Maronita forma parte do grupo sírio-ocidental, sendo o siríaco sua língua litúrgica. Integra-se, pois, na tradição cristã oriental, sendo seu povo das raízes mais antigas de toda a Cristandade.
A Igreja Maronita é a única entre todas as Igrejas orientais que permaneceu em plena comunhão com Roma durante todos os séculos, apesar das tremendas provações suportadas pelos Maronitas e causadas pelos Monofisitas, Bizantinos, Mamelucos e Otomanos ( Turcos). Além disso, essa Igreja constitui um fato único dentro da Igreja universal. Ela é a única no mundo que nunca teve uma facção separada do Catolicismo.Todas as outras Igrejas Católicas têm paralelamente a elas uma ou mais Igrejas gêmeas separadas do Catolicismo. Assim da Igreja Latina ou Romana se separaram os Protestantes e os Anglicanos. Todas as Igrejas Orientais Católicas – menos a Igreja Maronita – se dividem em duas facções desiguais, uma Católica e outra Ortodoxa.
PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS MARONITAS ACESSE:
0 comentários:
Postar um comentário