Cesário de Arles nasceu em Chalon-sur-Saône, na França, em 470. Com vinte anos de idade, sentindo -se fortemente chamado à perfeição, deixou sua casa, deu seus bens aos pobres e ingressou no mosteiro de Lérins, dirigido pelo abade São Porcário.
Destacou-se pela inteligência e docilidade, comportamento grave, bom humor e rígida penitência, que mais tarde teve que mudar pois estragavam sua saúde.. Foi eleito administrador do convento, logo substituído, por exigir que os monges se alimentassem com grande moderação. Precisou ir se tratar na cidade vizinha de Arles, onde aprofundou seus estudos e dedicou-se à literatura dos grandes Padres da Igreja. Foi ordenado sacerdote ´pelo bispo de Arles, Eônio, que lhe confiou importantes ofícios na diocese e indicou-o para seu sucessor em Arles. Tinha então trinta e três anos e seu episcopado foi longo e benéfico. Foi bispo exemplar, com sua vida e atividade teve um papel primordial na história eclesiástica da França no seu século.
Segundo seus biógrafos foi o orador mais popular do Ocidente Latino e preceptor da Igreja francesa. Muitos de seus sermões e homilias, de estilo límpido e convincente, com exemplos de uma doutrina sólida aplicada à moral adequada à realidade, eram recolhidos por estenógrafos e enviados, como modelos de pregação pastoral a bispos e monges.
Através de suas pregações, tem-se uma idéia clara sobre a vida cristã no século VI. Ficou estabelecido que: "O batismo seria administrado de preferência às crianças, ficando os padrinhos juntamente com os pais, encarregados pela educação cristã das mesmas", suavizou a disciplina penitencial um tanto rígida, encorajando os pecadores à conversão através da penitência após o batismo, incentivou a comunhão frequente com o devido cuidado para que fosse dignamente recebida e administrava o sacramento dos enfermos para os doentes graves..
Explicava sobre a existência do purgatório; e relembrava a obrigatoriedade por parte dos fiéis, de contribuir com o dízimo em favor do culto e da piedade cristã.
Destacou três aspectos fundamentais na moral cristã: "o cultivo da justiça, a prática da misericórdia e o cuidado pela castidade".
Cesário, além de pastor zeloso, foi um protetor dos monges para os quais escreveu vários sermões, e duas Regras monásticas, uma para os homens e outra para as virgens, entre as quais vivia sua santa irmã Cesária. Consistia em usar o tempo bem distribuído entre oração, meditação da Palavra de Deus e trabalho manual, recomendava a transcrição da Bíblia e dos códigos da literatura cristã, tornando-se assim preciosos instrumentos e veículos de cultura.
Além das duas preciosas Regras de vida monástica, conservam-se 150 sermões e homilias, bem como escritos sobre a graça e a liberdade humana, inspirados na doutrina de Santo Agostinho.
Foi uma das personalidades mais destacadas do episcopado do seu tempo, e tinha um relacionamento filial com o bispo de Roma, em nome do qual promoveu cinco sínodos de bispos do sul da França, para decidir a estruturação da vida cristã e consolidar a doutrina ortodoxa.
Faleceu aos 27 de agosto de 543, com setenta e três anos de idade, pranteado e venerado como santo pelo seu povo.
0 comentários:
Postar um comentário