"Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. Respeita-o e ouve a sua voz" (Ex 23,20-21a).
A Igreja comemora neste dia a festa dos Santos Anjos da Guarda ou Custódios. A palavra anjo significa "enviado", mensageiro divino. Em sua piedade, a Igreja sempre acreditou na existência não só dos anjos em geral, dos quais nos fala a Sagrada Escritura, mas também de anjos destinados a guardar e proteger os homens na sua caminhada terrena.
Os Evangelhos falam com frequência dos Anjos. É particularmente tocante a afirmação de Jesus em defesa dos pequeninos: "Seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus" (Mt 18, 10).
"Desde a infância até a morte, a vida humana é cercada pela sua proteção e pela sua intercessão.'Cada pessoa tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para conduzí-lo na vida'. Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé, na sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus" (cf. CIC 336).
O culto dos Anjos da guarda a princípio esteve unido ao de são Miguel. A partir do século XVI aparece como festa própria em muitas igrejas, tendo sido introduzido no calendário romano em 1615. A história da salvação atinge cada homem em sua situação concreta; a promessa bíblica: "Precederte-á o meu anjo" (Ex 23,20.23) realizou-se para o povo eleito, para a Igreja, e verifica-se para toda Igreja local, para todo grupo ou comunidade, para cada pessoa. Muitos santos tiveram, por isso, grande familiaridade e devoção para com seu anjo da guarda.
"Deveis ter muita devoção por vosso anjo da guarda...Oh! Como são numerosas e preciosas as vantagens que podemos obter dessa devoção! Nossos anjos bons são chamados de anjo da guarda, que têm a missão dada por Deus de nos assistir, enviando-nos suas inspirações, de nos defender dos perigos, de nos repreender para superar os nossos defeitos, e de perseguir as virtudes", (São Francisco de Sales)
Para São Bernardo de Claraval, devemos ter três atitudes em relação ao Santo Anjo da Guarda:
- respeito, porque é um ser mais perfeito e mais digno do que nós,
- confiança, para confidenciar-lhe as dificuldades, pedir-lhe ajuda e disposição para cumprirmos a missão da vida e,
- amor, devoção e gratidão, a fim de que sejamos dóceis às suas inspirações, porque na realidade são inspirações de Deus; ter confiança nas iniciativas dele e agradecer sua preciosa e benéfica intercessão junto ao Criador.
Atuando em nome de Deus, eles nos guardam e zelam pela realização dos desígnios de Deus a nosso respeito.
O alimento mais perfeito para nosso anjo da guarda é a nossa disposição de fazer a vontade de Deus.
São Pio de Pietrelcina quando atendia confissões ou cumprimentava as pessoas, ou as atendia em oração, sempre invocava a proteção dos anjos: "que o anjo de Deus te acompanhe" ou "que o anjo de Deus te acompanhe e te abra as portas", ou ainda "que o anjo de Deus seja a tua luz, o teu auxílio, a tua força, o teu conforto e teu guia". Cultivemos este salutar costume, invocando a proteção dos anjos sobre nossos filhos, esposos, amigos ou mesmo pessoas a quem encontramos diariamente.
Em comunhão com toda a Igreja peregrinante, veneramos os Anjos e louvamos a Deus, que nos concede experimentar sua poderosa intercessão, "até que o Senhor venha em sua glória e com ele todos os anjos" (cf Mt 25,31) e, destruída a morte, lhe sejam submetidas todas as coisas (cf 1 Cor 15, 26-27)" (LG 49).
Oração
Ó Deus, que na vossa misteriosa providência mandais os vossos Anjos para guardar-nos, concedei que nos defendam de todos os perigos e gozemos eternamente do seu convívio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.
Oração ao Santo anjo da guarda
Ó meu santo anjo da guarda, vós que me fostes dado por Deus como companheiro para toda a minha vida, salvai-me para a eternidade e cumpri vossa obrigação para comigo, a qual vos foi confiada pelo Deus de amor.
Sacudi-me na tibieza e livrai-me de minha fraqueza.
Preservai-me de qualquer caminho ou pensamento mau. Abri meus olhos para Deus e para a cruz.
Fechai meus ouvidos às inspirações do inimigo maligno.
Velai sobre mim quando durmo e fortificai-me durante o dia, para o cumprimento do dever e para cada sacrifício.
Deixai-me ser um dia de vossa alegria e vossa recompensa no céu. Amém.
(Publicado 02.10.10, atualizado 02.10.2012)
(Publicado 02.10.10, atualizado 02.10.2012)
0 comentários:
Postar um comentário