O BOM CRISTÃO CAMINHA, TORNA-SE DISCÍPULO E ANUNCIA

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Cidade do Vaticano  – “Caminhar, tornar-se discípulos e anunciar”. Assim papa Francisco descreve o comportamento do bom cristão numa carta escrita ao bispo de Concepcion (Argentina), dom Jose´ Maria Rossi, por ocasião dos 50 anos de criação da Diocese.
O papa, como informa a imprensa argentina, após a lembrança dos dias em que coordenou, anos atrás, os exercícios espirituais do clero daquela Diocese, deseja agora, como se lê na carta, “ampliar o olhar e abrir o coração a todos os fiéis... para me unir a cada um de vocês nestas celebrações”.
Primeiramente, sobre o “caminhar” afirma: “Vocês sabem que tenho medo dos cristãos quietos. Acabam como a água parada”. Em seguida o papa fala sobre o “tornar-se discípulo” também se em espanhol utiliza uma expressão diferente: ´´dejarse discipular´´, isto é “deixar-se transformar em discípulo”. E explica: “Tenho medo também daqueles que acreditam de saber tudo, os sabichões.
Aos poucos, sem perceber, fecham seu coração a Deus e acabam para se fixar em si mesmos. Poderíamos chamá-los com e para si mesmos”. “Quando se encontra Jesus – acrescenta Francisco – vive-se o encanto e sente-se a necessidade de buscá-Lo na oração, na leitura dos Evangelhos. Sente-se a necessidade de adorá-lo, de conhecê-lo e, portanto, sente-se a necessidade de anunciá-lo. Eis a terceira palavra: anunciar, quer dizer ser missionário, levar o nome, os ensinamentos e os gestos de Jesus aos irmãos”.
O cristão, portanto, sublinha o Papa, “caminha, deixa-se transformar em discípulos e anuncia. Não fica parado. Sai de si mesmo para anunciar a Boa Nova de Jesus aos irmãos”.
SIR

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010