Bento XVI pode participar da canonização de João Paulo II e João XXIII

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Cidade do Vaticano - O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, anunciou na manhã desta terça-feira (1º) que o bispo emérito de Roma, Bento XVI, poderia participar da cerimônia de canonização dos beatos João Paulo II e João XXIII, que presidirá o papa Francisco no próximo dia 27 de abril, o segundo domingo depois da Páscoa, festa da Divina Misericórdia.
Durante a conferência de imprensa celebrada hoje no Vaticano, o padre Lombardi indicou que não está excluída a participação do bispo emérito de Roma, porque "não há motivo legal ou doutrinal pelo qual Bento XVI não possa participar de uma cerimônia pública".

O padre Lombardi explicou que o papa Francisco escolheu a data de 27 de abril devido à devoção de João Paulo II pela Divina Misericórdia e porque sua beatificação também se realizou na mesma festa, que em 2011 caiu no dia 1º de maio. Além disso, expressou que se espera a participação de um grande número de peregrinos, já que "ao ser o segundo domingo depois Páscoa será a melhor ocasião do ano para que os peregrinos que queiram possam chegar a Roma".

"Na entrevista no voo do Rio, o papa teve umas palavras espontâneas e simpáticas sobre ambos os papas, e definiu João Paulo II como um grande missionário como São Paulo, e disse que celebrar ao mesmo tempo estas canonizações deve ser um sinal para a Igreja de apreciar a santidade destes papas testemunhas dos nossos tempos ligados de diferentes maneiras ao Concílio Vaticano II", concluiu o padre Lombardi.

Será uma cerimônia de canonização sem precedentes para a Igreja: o papa Francisco; que estaria acompanhado de seu antecessor, Bento XVI; canonizará ao iniciador do Concílio Vaticano II, o beato João XXIII; e ao amado beato João Paulo II, o chamado papa peregrino.
SIR

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010