Da Regra Pastoral, de São Gregório
Magno, papa
(Lib. 2,4: PL
77,30-31)
(Séc.VI)
Seja o pastor
discreto no silêncio, útil na fala, para não falar o que deve calar, nem calar
o que deve dizer. Pois da mesma forma que uma palavra inconsiderada arrasta ao
erro, o silêncio inoportuno deixa no erro aqueles a quem poderia instruir.
Muitas vezes, pastores imprudentes, temendo perder as boas graças dos homens,
têm medo de falar abertamente o que é reto. E segundo a palavra da Verdade,
absolutamente não guardam o rebanho com solicitude de pastor, mas, por se
esconderem no silêncio, agem como mercenários que fogem à vinda do lobo.
O Senhor, pelo
Profeta, repreende estes tais dizendo: Cães
mudos que não conseguem ladrar (Is
56,10). De novo queixa-se: Não
vos levantastes contra nem opusestes um muro de defesa da casa de Israel, de
modo a entrardes em luta no dia do Senhor (Ez
13,5). Levantar-se contra é contradizer sem rebuços aos poderosos do mundo em
defesa do rebanho. E entrar em luta no dia do Senhor quer dizer: por amor à
justiça resistir aos que lutam pelo erro.
Quando o pastor
tem medo de dizer o que é reto, não é o mesmo que dar as costas, calando-se? É
claro que se, pelo rebanho, se expõe, opõe um muro contra os inimigos em defesa
da casa de Israel. Outra vez, se diz ao povo pecador: Teus profetas viram em teu favor
coisas falsas e estultas; não revelavam tua iniquidade a fim de provocar à
penitência (Lm 2,14). Na
Sagrada Escritura algumas vezes os profetas são chamados de doutores porque,
enquanto mostram ser transitórias as coisas presentes, manifestam as que são
futuras. A palavra divina censura aqueles que veem falsidades, porque, por medo
de corrigir as faltas, lisonjeiam os culpados com vãs promessas de segurança;
não revelam de modo nenhum a iniquidade dos pecadores porque calam a palavra de
censura.
Por conseguinte,
a chave que abre é a palavra da correção porque, ao repreender, revela a falta
a quem a cometeu, pois muitas vezes dela não tem consciência. Daí Paulo dizer: Que seja poderoso para exortar na
sã doutrina e para convencer os contraditores (Tt
1,9). E Malaquias: Guardem os
lábios do sacerdote a ciência; e esperem de sua boca a lei porque é um
mensageiro do Senhor dos exércitos(Ml 2,7). Daí o Senhor admoestar por meio
de Isaías: Clama, não cesses; qual trombeta ergue tua voz (Is 58,1).
Quem quer que
entre para o sacerdócio, recebe o ofício de arauto, porque caminha à frente,
proclamando a vinda do rigoroso juiz, que se aproxima. Portanto, se o sacerdote
não sabe pregar, que protesto elevará o arauto mudo? Daí se vê por que sobre os
primeiros pastores o Espírito Santo pousou em forma de línguas; com efeito,
imediatamente impele a falar sobre ele aqueles que inunda de luzes.
Responsório Sl 50(51),15.16b-17
R. Ensinarei vossos caminhos aos pecadores
e para vós se voltarão os transviados;
* Minha língua
exaltará vossa justiça.
V. Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar
e minha boca anunciará vosso louvor. * Minha língua.
Oração
Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos
concedeis no vosso imenso amor de Pai mais do que merecemos e pedimos, derramai
sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e
dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso
Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.



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