Mergulhando com São João no mistério natalino

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Dentro da Oitava do Natal celebramos hoje, a festa de São João Apóstolo e Evangelista. Foi quem meditou mais profundamente o mistério da Encarnação.

Ele nos diz a respeito do nascimento de Jesus Cristo: "a vida se manifestou, e tornou-se visível" e ainda, "vida que estava voltada para o Pai e foi comunicada a nós", (1 Jo. 1,2).

João ficou fascinado pela possibilidade de tocar e experimentar a Deus na carne, pois, o invisivelmente divino se tornou palpável e apreensível.

O apostolo João vê na encarnação de Jesus a ação restauradora e redentora de Deus em nós. A doença e a aflição da pessoa humana consistem em estar alienado e separado de Deus, desenraizado da verdadeira vida.

O homem sem a vida divina está alienado de si mesmo, está paralítico e tateia cego pelo mundo.

A mensagem central deste evangelista pode se centrar em duas palavras: vida e amor. Deus nos dá vida eterna em Jesus, uma nova qualidade de vida, vida real, vida em abundância.

Em Jesus o amor de Deus se revela plenamente, descortinando a sua essência e identidade: "Deus é amor ", (1 Jo. 4,16).

Quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele. Ainda, esse amor é inclusivo e circular, nos leva ao próximo, que é nosso irmão. Pois, se não amamos ao nosso irmão que vemos como amaremos a Deus que não vemos. E tem mais, quem diz amar a Deus e não ama o próximo, diz São João é um mentiroso.

Esse é o grande legado do Natal o amor divino, ágape, nos torna irmãos, infundindo e alicerçando a caridade fraterna.

Natal é defender a vida do irmão amando-o como Cristo nos amou. Conta-se que quando João era já um ancião debilitado pelo passar dos anos e era levado pelos discípulos aos encontros eucarísticos, sempre dava a mesma mensagem: "Meus caros filhos, amai-vos uns aos outros”.

Quando os ouvintes perguntavam por que sempre dizia a mesma coisa, ele respondia: “Porque este é o mandamento do Senhor, e se apenas isso acontecer, já será o bastante".

Que neste tempo de Natal possamos vivenciar o amor gratuito, fraterno e solidário, que o Menino Deus trouxe a humanidade com o seu nascimento.  Deus seja louvado!
A12, 27-12-2013.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010