1 DE JANEIRO - DIA MUNDIAL DA PAZ

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014


Francisco aponta a fraternidade como caminho para a paz

Cidade do Vaticano, 01 jan (SIR) - O papa alerta para as guerras econômico-financeiras, para a tragédia da exploração do trabalho e apela ao combate à fome. No Dia Mundial da Paz, que se assinala esta quarta-feira, Francisco apresenta como tema a fraternidade, fundamento e caminho para a paz.

 A fraternidade precisa de ser descoberta, amada, experimentada, anunciada e testemunhada. Francisco explica que a fraternidade é uma dimensão essencial do homem que deve olhar para o outro como irmão e não como um entrave ou algo descartável ou inútil. Mergulhados na atual globalização da indiferença, que leva gradualmente a habituarmo-nos ao sofrimento sem fazer nada, o papa alerta para certos crimes que resultam do egocentrismo e forte individualismo que interessa pessoas e países: violências, corrupção, exploração laboral, especulação financeira, tráfico de dinheiro e de pessoas, guerras explícitas contra a paz e outras menos visíveis mas igualmente cruéis, como os crimes econômicos e financeiros que destroem vidas, famílias e empresas.

São crimes contra a fraternidade que não se resolvem apenas com éticas contemporâneas, mas na relação com Deus. Por isso, Francisco apela à conversão não só das pessoas, mas também das nações, sendo urgente uma mudança de comportamentos e de políticas. O Papa diz que é preciso redescobrir a fraternidade na economia, apostar na sobriedade de vida, repensar modelos de desenvolvimento económico e recuperar virtudes como a prudência, a justiça e a temperança. Com estes ingredientes, a fraternidade é a melhor via para respeitar plenamente o homem e acabar com as hostilidades. E este caminho de paz é possível para todos. Esta são as ideias essenciais da mensagem do Papa para este dia 1 de Janeiro. Francisco presidiu esta manhã à celebração da eucaristia do Dia Mundial da Paz, que decorreu na basílica de São Pedro, em Roma.
SIR, 01-01-2014

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010