2014, um ano desejado

sábado, 4 de janeiro de 2014

Por Dom José Alberto Moura*
Ao iniciarmos um novo ano, em geral queremos algo de novidade, ou de melhor. Problemas superados! Maior felicidade! Saúde! Melhor Política! Eleições limpas! Crescimento na fé! Mais compreensão e fraternidade! Até novidades na orientação da Igreja! Bênçãos de Deus! Família unida! Jovens bem formados e superando as armadilhas da droga e da morte! Mais respeito à coisa pública! Políticos que servem e não se servem do povo! Alguém gostaria até de ganhar na loteria!

Precisamos olhar o ano novo em si, mas não desvinculado de toda a vida. Cada dia apresenta suas preocupações e ocupações. É preciso direcioná-las para o todo da existência. Perguntamos: O que queremos do ano e da vida? A realização pessoal depende do como convivemos com o semelhante. Não somos ilhas isoladas. O bem pessoal depende do bem comum. Quanto mais desenvolvemos nossos dotes pessoais, colocando-os a serviço do semelhante, mais resultado de grandeza pessoal teremos. O próprio Filho de Deus veio nos mostrar como fazer isso. Só quem dá de si pelo outro cresce em dignidade e realização pessoal. Mostrar-se realmente humano leva-nos a olhar pelo bem do mais carente em todos os níveis. Quanta carência de amor, ternura, compreensão, misericórdia, justiça e bondade muitos apresentam na família, na comunidade e na sociedade! Só tem vida quem é capaz de até dar a própria pelo bem do próximo!

O ano se torna bom para quem implanta a bondade, mesmo tendo que enfrentar os desafios dos problemas e sofrimentos do dia a dia. É justo, porém, que tiremos as causas dos sofrimentos. Na união de esforços podemos fazê-lo de modo suficiente a que muitos sofram menos. Ajudar a aliviar os sofrimentos dos outros é uma grande missão. Quantas organizações, associações e grupos de serviço samaritano existem e merecem nosso apoio para ajudar as pessoas a se sentirem assistidas, amadas, promovidas e felizes! Seremos avaliados e recompensados por Deus com o referencial do amor e da caridade colocados em prática.  A intelectualidade, a riqueza ou economia material, a formação, a religiosidade e todo o potencial individual só produzem bons frutos quando colocados a serviço do amor à pessoa humana. O próprio Jesus lembra que a árvore boa se conhece pelos frutos.

Pedimos as bênçãos de Deus paro todo o ano que se inicia. De modo especial pela conversão dos pecadores. Dos que usam de sua posição para explorar a boa fé do povo. Dos que mentem e compram as consciências com o dinheiro da corrupção. Dos inescrupulosos que exploram os mais fracos com a mentira e o roubo. Dos que agridem os frágeis e indefesos, a mulher, a criança, o idoso, os discriminados...Pedimos para que os bons não se cansem de trabalhar pela vida, pela boa família e pela dignidade humana, seja pessoal, seja comunitária, seja religiosa, seja política. A Virgem de Nazaré seja um espelho para todos os que desejam realizar na própria vida o projeto de Deus. Assim a vida encontra sentido. O Ano Novo se torna um degrau importante na caminhada existencial!  Então seremos gratos a Deus porque Ele nos fornece um tempo importante para tornar a vida realmente boa e de sentido para todos!
*Dom José Alberto Moura é arcebispo metropolitano de Montes Claros.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010