Como celebrar em Cristo um novo ano?

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Por Dom Roberto Francisco Ferreria Paz*
Na oitava de Natal, junto com a Solenidade de Maria Mãe de Deus, a humanidade inicia um novo ano civil. O Natal marca e registra a irrupção do eterno e do infinito na história humana. Deus decidiu morar definitivamente conosco, dando também um sentido de transcendência ao calendário, o Cronos ( tempo profano ) se torna Kairós ( tempo da graça ).

Superamos a visão dos antigos romanos que deviam no começo do ano cultuar ao deus Jano, a divindade das portas, que tinha duas faces voltadas para dois lados, era ele quem abria o ano. No entanto no réveillon e na passagem do ano, constatamos ainda resquícios de um pensamento mágico: simpatias respeito a cores, alimentos, vestimentas, pretensas adivinhações e presságios sobre o ano novo, desejos genéricos de paz e de mudanças para a nossa vida.

Esta forma de perceber o ano novo é perpassada pela necessidade de conjurar o tempo e o destino, como se fossemos reféns de forças ocultas. Para os cristãos, a perspectiva é diferente, pois foi para a liberdade que Cristo nos libertou. O ano será novo se nós o tornarmos novo, se formos de fato construtores da fraternidade e da justiça. 

O tempo para os que tem fé é oportunidade para fazer acontecer o Reino, para ir ao encontro do Deus Salvador. Por isso, desde o ano 1967 o papa oferece a todos os povos e nações, uma mensagem de como trabalhar o paz no ano que inicia. Para o ano de 2014, o tema focalizado pelo papa Francisco é: " Fraternidade, fundamento e caminho para a Paz".

Deverás começar o ano buscando o irmão, para trilhar um caminho juntos de perdão, reconciliação e justiça, leva as pessoas nos vários círculos de convivência, família, comunidade, sociedade, nação a vencer a pobreza, edificar uma economia mais solidaria, extinguir e resolver as guerras e guardar e cultivar a natureza.

Devemos passar da indiferença e hostilidade para a coexistência e a convivência, chegando a fraternidade entre todas as pessoas, povos e criaturas. "Que Maria a Mãe de Jesus, nos ajude a compreender e a viver todos os dias a fraternidade que jorra do coração do seu Filho, para levar a paz a todo o homem que vive nesta nossa amada terra", ( Papa, Francisco, 08 de dezembro de 2013 ). Deus seja louvado!
CNBB, 30-12-2013.
*Dom Roberto Francisco Ferreria Paz é bispo diocesano de Campos (RJ).

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010