Financial Times: 'Nenhum líder honesto e sincero como o Papa'

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Londres, 31 dez (SIR) – Também o Financial Times louva papa Francisco. Nestes dias de fim de ano é uma onda de consenso e admiração pelo pontífice argentino, proclamado “Personalidade 2013” pela revista norte-americana Time. "Honestidade e sinceridade que não tem comparação em nenhum líder mundial", escreveu sobre o papa o jornal econômico-financeiro inglês. 
Durante este ano ninguém conquistou a atenção das pessoas do mundo todo mais do que o Papa Francisco que, em nove meses passados desde sua eleição, iniciou uma importante revisão na direção e na gestação do papa: afirma nessa segunda-feira o Financial Time, dedicando ao Pontífice um editorial com o título “A excepcional figura de Francisco”, e que se destaca como o papa esteja desafiando o status quo em várias frentes.  "É ainda muito cedo para afirmar se acabará por aplacar a raiva popular pelos abusos sexuais dos padres ou se enfrentará as preocupações manifestadas pelos católicos em relação à rígida ortodoxia do Vaticano", escreve o jornal da City de Londres.  No entanto, o pontífice exercitou uma "imensa atração sobre os católicos e os não católicos de três maneiras: com sua modéstia pessoal», com um tom e uma linguagem diferente sobre questões relacionadas com o sexo e o matrimônio e com uma série de reformas na gestão da Santa Sé que lhe permitirão de adotar mudanças importantes e esperadas por muitos.

Além dos grandes desafios que esperam hoje a Igreja católica, acrescenta o Financial Time, o que impressiona em Francisco é com quanta rapidez esteja se tornando uma "figura de referência" para os que se preocupam com aquilo que ele chama "o ídolo do dinheiro" e "a globalização da indiferença". Muitos poderão não concordar com sua crítica ao capitalismo selvagem, conclui o editorial do Financial Time, mas ele "manifesta suas preocupações e suas ânsias com honestidade e uma sinceridade não tem comparação em nenhum líder mundial".
SIR, 31-12-2013

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010