Papa abole título de Monsenhor para padres abaixo de 65 anos

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Por Gerard O´Connell
Mais um movimento para reformar o clero e eliminar o carreirismo na Igreja católica. O papa Francisco aboliu o título honorífico pontifício de "Monsenhor" para os padres seculares com idade inferior a 65 anos. De agora em diante, o único título honorífico pontificio que será concedido aos padres seculares (isto é, padres de uma diocese que não são monges ou frades, ou seja religiosos) é o de Capelão de Sua Santidade. O título será concedido eventualmente aos padres com mais de 65 anos.

A Secretaria de Estado comunicou esta notícias aos Núncios Apostólicos em todo mundo e pediu que eles informem a todos os bispos dos seus países. O Núncio Apostólico da Grã-Bretanha, o arcebispo Antonio Mennini, escreveu, por exemplo, a todos os bispos da Grã-Bretanha informando a decisão do papa. Uma decisão que, no entanto, não é retroativa: aqueles que têm o título de Monsenhor não o perderão.

Ao tomar tal decisão o papa se inspirou nas reformas introduzidas por Paulo VI, em 1968, na esteira do Concílio Vaticano II. Antes havia 14 ´graus´ de Monsenhor. Com Paulo VI eles foram reduzidos a três: Protonotário Apostólico, Prelado de Honra de Sua Santidade e Capelão de Sua Santidade. Três reconhecimentos que eram concedidos pelo papa aos padres cujos nomes eram propostos pelos bispos locais. Muitos bispos, porém, não propunham os nomes de padres que tinham desenvolvido um serviço particularmente importante para a Igreja, mas premiavam os que eram fieis à sua pessoa. Com a decisão de Francisco, as coisas mudam.
Vatican Insider, 04-01-2014.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010