Papa pede maior cuidado na formação de novos religiosos

sábado, 4 de janeiro de 2014

Cidade do Vaticano, 04 jan (SIR) – O Papa Francisco insistiu num maior cuidado na formação de novos religiosos e elogiou o esforço de Bento XVI no combate aos casos de abusos sexuais, revela a revista jesuíta ‘La CiviltàCattolica’, publicada na Itália em seu último número.
“Se um jovem foi convidado a sair de um instituto religioso por causa de problemas de formação e motivos sérios, mas depois é aceito num seminário, isso é um grande problema”, alertou, citado na edição especial que recorda o encontro entre o Papa e a União dos Superiores Gerais dos institutos religiosos da Igreja Católica.
A audiência a cerca de 120 responsáveis deu-se a 29 de novembro, no final da 82ª assembleia geral da União dos Superiores Gerais (USG), no Vaticano. Francisco considera que o caminho seguido por Bento XVI para combater os casos de abusos deve “servir de exemplo para ter a coragem de assumir a formação pessoal como um desafio sério, tendo sempre em mente o Povo de Deus”.
“Não devemos formar administradores, gestores, mas pais, irmãos, companheiros de caminho”, observou. O Papa pediu que os religiosos formem “o coração” e estejam atentos à linguagem dos jovens de hoje, “numa mudança de época”. “Caso contrário, formamos pequenos monstros e depois esses monstrinhos formam o Povo de Deus. Isso deixa-me a pele arrepiada”, disse.
O artigo de 15 páginas é assinado e comentado pelo padre AntonioSpadaro, jesuíta que em agosto de 2013 fez uma entrevista a Francisco, publicada pelas várias revistas da Companhia de Jesus, e que acompanhou a audiência concedida pelo Papa à USG.
Francisco passa em revista os desafios que se colocam hoje à Vida Consagrada e à Igreja Católica, no seu todo. O encontro durou três horas, com perguntas e respostas, e o Papa anunciou então que vai dedicar o ano de 2015 à Vida Consagrada. “A Igreja deve ser atraente. Acordai o mundo! Sejam testemunhas de um diferente de fazer, de agir, de viver”, disse o Papa.
Francisco pediu que a vida religiosa não seja vista como um “refúgio e consolação perante um mundo exterior difícil e complexo”.O Papa falou da hipocrisia como um dos “males mais terríveis” na Igreja e defende que os problemas se resolvem com “diálogo” e não “proibindo isto ou aquilo”.

Francisco elogia luta de Bento XVI contra abusos
O papa Francisco elogiou, nesse dia 3, seu antecessor, o papa emérito Bento XVI, por sua "grande decisão de afrontar casos de abuso" na Igreja Católica.Ele ainda citou o compromisso de Joseph Ratzinger na prevenção de abusos e a séria formação dos futuros sacerdotes. "Ele deve ser um exemplo por ter tido coragem de assumir a formação pessoal como sério desafio tendo em mente sempre o povo de Deus", disse.
SIR
Revista jesuíta publica artigo especial após encontro privado entre Francisco e 120 superiores gerais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010