Perspectivas para o ano de 2014

domingo, 5 de janeiro de 2014

Por Dom Canísio Klaus*
Iniciamos o ano 2014 da era cristã. É a oportunidade de deixarmos para trás tudo aquilo que nos fez sofrer nos anos passados e iniciarmos um novo período. É também a oportunidade de reassumirmos com novo ânimo aquilo que está sendo importante para a nossa edificação e tocarmos a vida em frente.

Na passagem de ano, muitas vezes ouvimos as palavras “paz, saúde e alegria”. Pessoalmente, espero que este seja um ano de paz no mundo, harmonia nas famílias, prosperidade para o povo brasileiro, alegria nos corações, revitalização da vivência de fé nas comunidades, crescimento do espírito de solidariedade entre os povos, incremento de políticas públicas que beneficiem os pobres, conversão das pessoas para a proteção do meio ambiente, solidificação da dimensão missionária da Igreja, maior abertura ecumênica e diminuição das injustiças.

Para a Igreja Católica, abrem-se boas perspectivas a partir do Sínodo Extraordinário sobre a família, que, espero eu, irá ajudar a Igreja a discernir as posições a serem adotadas frente às novas famílias que estão se constituindo no mundo. As milhares de pessoas e grupos que estão respondendo ao questionário da Santa Sé certamente vão indicar, para os bispos sinodais, a direção para onde aponta o Espírito Santo no atual momento da história. Também são boas as perspectivas que se abrem para a Igreja no Brasil a partir do tema do documento de estudo da CNBB sobre a revitalização das comunidades, que será tema da próxima assembléia geral da CNBB. Ainda, em nível de Brasil, vai merecer destaque em 2014 a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e tráfico humano”, chamando a atenção da sociedade para as várias formas de tráfico humano, denunciando-o “como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus” (Texto Bse da CF n. 5).

O papa Francisco, em sua primeira Exortação Apostólica que tem o título de Evangelii Gaudium – “A alegria do Evangelho”, dirige-se aos fiéis cristãos e os convida “para uma nova etapa evangelizadora marcada pela alegria”, indicando, assim, “caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos”. O acento é a alegria, uma vez que “o grande risco do mundo atual, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é a tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada. Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não entram os pobres, não se ouve a voz de Deus, não se goza da doce alegria do amor nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem”.

Diante do novo ano que estamos iniciando, considero-me uma pessoa otimista. Tenho muitas razões para acreditar que este ano será muito bom para todos nós e, particularmente, para a Igreja. É por isso que convido os irmãos e as irmãs a que nos unamos para fazer de 2014 um ano de muitas alegrias e grandes realizações. Que Deus nos abençoe!
CNBB, 02-01-2014.
*Dom Canísio Klaus é bispo de Santa Cruz do Sul (RS).

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010