Arcebispo do Rio celebra última missa antes de virar cardeal

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Roma - Rodeado de cerca de 40 familiares e amigos, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, celebrou em Roma uma missa, na última quarta-feira (19), na sede de governo da ordem dos Cistercienses, à qual pertence. Falando em italiano e português, o arcebispo disse se sentir feliz por celebrar em um lugar para ele tão importante. "É como voltar às origens, já que comecei num mosteiro da ordem em Rio Pardo", lembrou. 
O bispo foi saudado antes da missa pelo abade geral da congregação, Dom Mauro-Giuseppe Lepori. "Quando um de nós recebe uma honraria, todos recebemos juntos”, disse o suíço.

Dom Orani levou um susto ao saber que seria o primeiro cardeal da ordem cisterciense em mais de 50 anos, já que o último a receber a honraria foi um monge cisterciense que vivia em Jerusalém na metade do século passado. "Espero que não demore mais 50 anos sem outro, porque senão é muita responsabilidade", brincou durante o agradecimento.

Mais cedo, acompanhando da irmã Ondina, sobrinhas, tias, funcionários que cuidam do Palácio São Joaquim, no Rio de Janeiro, além de todos os seus bispos auxiliares e alguns padres, Dom Orani participou da audiência pública que o papa Francisco concede todas as quartas-feiras.

Dom Orani entrou na fila de cumprimentos na praça São Pedro, onde as cerimônias são realizadas e deu ao papa dois DVDs de presente. "Um duplo, com as imagens dele durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio, e outro com o filme oficial do evento”, confirmou, agradecendo ao pontífice pela visita à capital fluminense, e por ajudar a sanar as dívidas do evento que ainda não foram pagas.

Depois da missa, Dom Orani recebeu um convite do médico Cesar Neves, que viajou de Belém a Roma especialmente para o momento. O convite é para fazer palestra em um congresso de medicina cirúrgica em Belém em agosto. "Mas eu não entendo nada de medicina", disse o arcebispo que ficou de encaixar o evento na agenda.

No fim, ele se despediu de todos até sábado. Nessa quinta-feira, o futuro cardeal brasileiro entra em retiro espiritual no Vaticano e só reaparece às 11h da manhã na Basílica de São Pedro quando vai receber o anel e o barrete cardinalício. "Nos vemos na hora dos cumprimentos no sábado à tarde", se despediu. Quem também irá a Roma para acompanhar a celebração é a presidente Dilma Rousseff, que na sexta-feira terá um encontro com o papa Francisco.
JB/SIR

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010