Papa destaca importância dos religiosos na Igreja e na sociedade

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Cidade do Vaticano – O Papa Francisco elogiou hoje a importância dos religiosos e religiosas católicos na Igreja e na sociedade, num domingo em que se associou à Jornada pela Vida promovida pela Conferência Episcopal Italiana. “Pensemos um pouco: o que aconteceria se não houvesse irmãs, as irmãs nos hospitais, nas missões, nas escolas? Pensai numa Igreja sem irmãs? Não se pode, não se pode pensar”, declarou, perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, Vaticano, para a reza da oração do ângelus e enfrentando a chuva. A intervenção aconteceu no dia da Vida Consagrada, com a qual a Igreja “recorda a importância para a Igreja de quantos acolheram a vocação de seguir Jesus de perto no caminho dos conselhos evangélicos” (pobreza, castidade e obediência). Francisco, que elogiou os presentes por terem a “coragem” de enfrentar a chuva, afirmou que as pessoas consagradas são “sinais de Deus nos diversos ambientes da vida”, um “fermento para o crescimento de uma sociedade mais justa e fraterna, profecia de partilha com os pequenos e pobres”.

“Há tanta necessidade destas presenças, que reforçam e renovam o compromisso da difusão do Evangelho, da educação cristã, da caridade para com os mais necessitados, da oração contemplativa”, acrescentou. Ele também lembrou que o ano de 2015 vai ser dedicado pela Igreja Católica à Vida Consagrada, para “valorizar com gratidão as experiências de vida consagrada e aprofundar o conhecimento dos diversos carismas e espiritualidade”. O Papa citou a celebração da Jornada pela Vida, na Itália, que tem como tema ‘Gerar futuro’, manifestando apoio “às associações, aos movimentos e aos centros culturais comprometidos na defesa e na promoção da vida”.

“Cada um, no próprio papel e no seu meio, deve sentir-se chamado a amar e a servir a vida, a acolhê-la, respeitá-la e promovê-las, especialmente quando é frágil e necessidade de atenção e cuidado, desde o ventre materno até ao seu fim nesta terra”, destacou. Francisco saudou ainda o trabalho dos professores universitário que promoveram congressos sobre as “problemáticas atuais” ligadas à natalidade. O Papa manifestou a sua proximidade às populações de Roma e da Toscana que foram atingidas por fortes chuvas e inundações, pedindo que não lhes falte a “solidariedade concreta” e a “oração” de todos.
SIR/02.02.2014

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010