Papa pede aos católicos que participem da missa dominical

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Cidade do Vaticano – O papa Francisco disse nessa quarta-feira (5) no Vaticano que os católicos devem valorizar a participação na Missa dominical, como fonte de comunhão com Deus e entre a comunidade.
"Caros amigos, nunca agradeceremos o suficiente ao Senhor pelo dom que ele nos deu com a Eucaristia. É um dom tão grande e por isso é tão importante ir à Missa no domingo, ir à Missa não só para rezar, mas para receber a Comunhão, este pão que é o corpo de Jesus Cristo, que nos salva, que nos perdoa, que nos une ao Pai. É bonito fazer isto", afirmou, na audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.

A catequese foi dedicada ao Sacramento da Eucaristia, encerrando a reflexão das últimas semanas dedicada à “iniciação cristã”. "Todos os domingos vamos à Missa porque é precisamente o dia da ressurreição do Senhor, por isso é que o domingo é tão importante para nós. Com a Eucaristia sentimos esta pertença à Igreja, ao Povo de Deus, ao Corpo de Deus, a Jesus Cristo", declarou o papa.

Francisco sublinhou que há um "valor e riqueza" na Eucaristia que "nunca se acaba de compreender". “Peçamos a Jesus que este Sacramento possa continuar a manter viva na Igreja a sua presença e a plasmar as nossas comunidades na caridade e na comunhão, segundo o coração do Pai”, acrescentou. A intervenção recordou a importância de uma boa preparação das crianças “para a Primeira Comunhão”, pedindo que ninguém “deixe de a fazer”, porque é o “primeiro passo desta pertença a Jesus Cristo”.

O papa recordou depois as vítimas da chuva intensa que nos últimos provocou inundações em várias partes da Itália. “Deixo um pensamento especial a tantas pessoas, nossos irmãos e irmãs, que sofrem por causa da muita chuva, na zona da Toscana e aqui em Roma. Rezemos todos e estejamos próximos, com o nosso esforço, com a nossa solidariedade e com o nosso amor”, disse. Por causa da chuva, os doentes que habitualmente se reúnem na Praça de São Pedro junto do Papa foram hoje colocadas na sala Paulo VI e cumprimentadas por Francisco antes da audiência pública.

Francisco apresentou uma reflexão teológica sobre o sentido da celebração eucarística, “bem mais do que um simples banquete”. “É o memorial da Páscoa de Jesus, o mistério central da salvação. Memorial não significa apenas recordação, mas quer dizer que cada vez que celebramos este Sacramento participamos no mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo”, precisou. O papa deixou o tradicional cumprimento aos peregrinos de língua portuguesa, desejando-lhe que cresçam cada vez mais “no amor e na adoração da Eucaristia”.

A audiência concluiu-se com a lembrança da festa litúrgica de Santa Águeda, virgem e mártir que terá morrido na perseguição de Décio (século III), sujo culto se propagou desde a antiguidade. Francisco recordou a sua “virtude heroica”, deixando votos de que esta figura ajude os mais novos a “compreender a importância da pureza e da virgindade”.
SIR

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010