Pesquisa mostra que há 447 grupos da Pastoral da Juventude no Rio

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A Pastoral da Juventude (PJ) possui 447 grupos de jovens no Regional Leste 1 da CNBB, que reúne as dioceses do Estado do Rio de Janeiro. Em todo o País, a PJ possui 9.183 grupos, em 2.675 paróquias. Os dados foram informados pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, padre Antônio Ramos do Prado, durante a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ), que aconteceu em Ribeirão das Neves, de 20 a 26 de janeiro. 
Os dados, apresentados pelo assessor, são resultados de uma pesquisa realizada junto aos regionais e dioceses do Brasil, com o objetivo de fazer um diagnóstico da realidade da Pastoral da Juventude no Brasil. A pesquisa constata, ainda, que das 2.675 paróquias, 1.765 têm coordenação de PJ, mas 1641 não têm assessoria e acompanhamento.

O maior número de grupos está no Regional Leste  2 da CNBB (MG e ES) com 1.195, seguida pelo Norte 2 (PA e AP) com 1.116.

No encontro, os jovens apontaram os desafios e avanços das dioceses e regionais com relação à Pastoral da Juventude e indicaram membros para a Comissão Nacional de Assessores, responsável por acompanhar as formações de assessores e jovens nos regionais.

A Pastoral da Juventude comemora os seus 40 anos. A Ampliada aborda o tema “Somos Igreja Jovem: 40 anos construindo a civilização do amor” e lema “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4, 20). Participam da ANPJ cem delegados de todos os regionais da CNBB, com a finalidade de avaliar a caminhada da PJ e definir diretrizes para a ação pastoral.
Arquidiocese do Rio.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010