'Saudemos com um sorriso a quem talvez não o mereça'

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Durante a missa com os cardeais criados no sábado (22), Francisco insistiu para que o caminho seja o da santidade. “O cardeal entra na Igreja de Roma, não entra numa corte. Evitemos hábitos e comportamentos de corte: intrigas, críticas, facções, favoritismos”, pediu.
O Papa lembrou neste domingo (23) aos novos cardeais que se pede que sejam homens santos. Na homilia da missa desta manhã, na Basílica de São Pedro, o Papa sublinhou também, uma vez mais, que a Igreja não deseja a intriga. “Amemos aqueles que nos são hostis; abençoemos quem fala mal de nós; saudemos com um sorriso a quem talvez não o mereça; não aspiremos a fazer-vos valer, mas oponhamos a mansidão à prepotência; esqueçamos as humilhações sofridas”, pediu. “Este é o comportamento, esta é a conduta de um cardeal. O cardeal entra na Igreja de Roma, não entra numa corte. Evitemos todos – e ajudemo-nos mutuamente a evitar – hábitos e comportamentos de corte: intrigas, críticas, facções, favoritismos, preferências. A nossa linguagem seja a do Evangelho: ‘Sim, sim; não, não’; as nossas atitudes, as das bem-aventuranças; e o nosso caminho, o da santidade”, concluiu.
Francisco impôs nesse sábado o barrete cardinalício a 19 novos cardeais, 16 dos quais eleitores. Na primeira fila do consistório, estava o Papa Emérito, Bento XVI.
SIR

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010