Papa: 'cristãos não devem 'tomar o lugar de Deus'

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Cidade do Vaticanov  – O papa disse nesta segunda-feira (23) no Vaticano que Deus é o “único juiz” de todas as pessoas, pedindo que os cristãos saibam ajudar os outros em vez de os julgar. “A pessoa que julga engana-se, confunde-se e fica derrotada”, porque “toma o lugar de Deus”, advertiu Francisco, na homilia da Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta, onde reside.
O papa recordou que Jesus criticou por diversas vezes os “hipócritas”, um alerta que permanece até hoje, porque aqueles que julgam o fazem “de imediato”, ao contrário de Deus, que “leva tempo” para julgar. “Por isso, quem julga engana-se, simplesmente porque assume um lugar que não é para ele. Não só se engana como se confunde: está tão obcecado com aquilo que quer julgar, naquela pessoa – tão, tão obcecado – que aquela palha não o deixa dormir”, referiu. Francisco observou que estas pessoas serão julgadas “pela mesma medida” e realçou que Jesus “nunca acusa”, mas “defende” das acusações.

“Na Bíblia, chama-se acusador ao demônio, a satanás. Jesus julgará, sim: no fim do mundo, mas, entretanto, intercede, defende”, observou. O Papa conclui com um alerta para as ocasiões em que se pretende “julgar os outros, falar mal” deles. “Se queremos seguir o caminho de Jesus, mais do que acusadores devemos ser defensores dos outros diante do Pai”, sublinhou.
SIR

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010