SANTA BRÍGIDA, RELIGIOSA

quarta-feira, 23 de julho de 2014



1303 - 1373
23 de julho
Nasceu em Finstad, perto de Upsala, na Suécia,em 1303, e morreu em Roma, em 1373.
É chamada também de Santa Brigite.Foi contemporânea de Santa Catarina de Sena.
Aos 13 anos, em 1316, casou-se com o príncipe de Nerícia, Wulfom..Ao casar-se com Wulfon, Santa Brígida assumiu, com orações e sacrifícios, a missão de lutar pela conversão de seu esposo, um homem entregue aos vícios e paixões desregradas.
Santa Brígida alcançou esta graça. E, juntamente com seu esposo (agora convertido) numa vida com muitas práticas de piedade, foram a diversas peregrinações, até que aos 32 anos Wulfon veio a falecer, em 1344.
A
gora viúva e mãe de 8 filhos, Santa Brígida dedicou-se inteiramente ao serviço dos mais necessitados, cuidando dos enfermos (dentro de um hospital fundado por ela mesma e por seu esposo). E tudo isto sem perder de vista a formação cristã de seus filhos.

Ingressou na Ordem Terceira de São Francisco, intensificando sua vida ascética, embora vivendo no mundo.
Devota do Sagrado Coração de Jesus e da Santíssima Virgem, Santa Brígida passava horas em adoração a Jesus Sacramentado. Em 1346 fundou um mosteiro em Vadstena. Levava vida austera, chegando a mendigar às portas das igrejas.
Uns dez anos antes de morrer, fundou a Ordem de São Salvador(brigidinas), da qual,mais tarde, sua filha, Santa Catarina da Suécia, viria a ser a prioresa.
Consagrou-se na vida religiosa, e em meio a sofrimentos e inspirações reveladoras do próprio Jesus, aprofundou-se no mistério do Cristo crucificado, até que mergulhasse definitivamente neste mistério.

Em 1372, partiu em companhia da filha, Catarina,e de dois filhos, para a Terra Santa, quando em Roma, aos 71 anos, entrou na eternidade.
Foi uma grande mística, cujas experiências de Deus, suas Revelações, publicadas em livro, são a maior prova de seu profundo amor a Jesus e da solidez de sua espiritualidade. Juntamente com Santa Catarina de Sena, Brígida é uma das místicas mais conhecidas nos séculos XIV e XV.
Oração
Senhor nosso Deus, que revelastes a Santa Brígida os mistérios celestes, quando meditava a Paixão do vosso Filho, concedei-nos exultar de alegria na revelação de vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. (Liturgia das Horas)


publicado em 23.07.2010 - atualizado em 23.07.2014

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010