Papa convida cristãos a confiar no Espírito Santo

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Cidade do Vaticano  - O papa Francisco afirmou nessa terça-feira (2), em sua homilia na missa celebrada em Santa Marta, que a "autoridade" na Igreja vem do Espírito Santo, em vez de títulos acadêmicos ou da sabedoria humana. "A sabedoria humana é, antes, ensinada pelo Espírito Santo. São Paulo pregava com a unção do Espírito, manifestando coisas espirituais em termos espirituais. O homem abandonado às suas forças, porém, não compreende as coisas do Espírito Santo, o homem só por si não pode entender”, declarou.
Francisco evocou o ensinamento de Jesus Cristo, feito com a autoridade de quem tem a “unção especial do Espírito Santo” e vem trazer “a salvação, a liberdade”. Alguns, recordou, “escandalizavam-se” com o estilo de quem não era um “pregador comum” e se apresentava com um homem livre, “sem poder ser julgado por ninguém”. “Se nós cristãos não percebermos bem as coisas do Espírito, não daremos testemunho, não teremos identidade”, observou.

O papa defendeu que a "identidade cristã" passa por "não ter o espírito do mundo", o seu modo de pensar ou julgar. “Podes ter cinco doutoramentos em Teologia e não ter o Espírito de Deus. Talvez sejas um grande teólogo, mas não és cristão, porque não tens o Espírito de Deus: aquilo que dá autoridade, que dá identidade é o Espírito Santo, a sua unção”, disse.

“Tantas vezes, entre nós, encontramos entre os nossos fiéis velhinhas simples que talvez nem sequer tenham concluído a educação elementar, mas que falam das coisas melhor do que um teólogo, porque têm o Espírito de Cristo”, acrescentou.
SIR

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010