Santa Sé condena violência na Síria e no Iraque

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Cidade do Vaticano, 08 set (SIR) – Através da rede social Twitter, a Secretaria de Estado pediu que a comunidade internacional condene a violência no leste da Síria e no norte do Iraque. O tuíte é um trecho do pronunciamento do Observador da Santa Sé na ONU, Dom Silvano M. Tomasi, que na Sessão Especial da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas pediu que “o comportamento brutal, bárbaro e incivil no leste da Síria e no norte do Iraque seja condenado”.
A Igreja se mobiliza não somente por meio da diplomacia, mas também através da assistência. Para discutir a crise na região, a Caritas Internacional convocou seus parceiros que atuam no Oriente Médio para uma reunião, em Roma, de 15 a 17 de setembro. Representantes das Caritas Síria, Libanesa, Jordaniana, Iraquiana e de Jerusalém já confirmaram sua presença. Também participará o ex-Ministro da Economia do Líbano, Damien Kattar.

Segunda uma nota da Caritas Internacional, a crise síria deixou mais de 13 milhões de pessoas necessitadas de ajuda, dentro e fora do país. Em Gaza, há um cessar-fogo, mas não foi concordado nenhum plano a longo prazo para pôr fim ao ciclo de violência. Já a retomada do conflito no Iraque obrigou mais de um milhão de pessoas a abandonarem suas casas.

“Nos últimos três anos, a Caritas respondeu às necessidades de 965.000 pessoas atingidas pela crise na Síria, em Gaza e no Iraque, fornecendo alojamento, assistência médica, alimentos, instrução, proteção a mulheres e crianças, assistência psicológica por traumas causados pelo conflito e atividades que promovem a construção da paz”, informa ainda a nota.
SIR

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010