Papa exalta Santa Teresa do Menino Jesus

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Cidade do Vaticano - O papa Francisco assinalou nessa terça-feira (30) no Vaticano a festa de Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897), pedindo que os católicos se inspirem pelo “amor” à Igreja da religiosa francesa. “Hoje a Igreja celebra a memória litúrgica de Santa Teresa do Menino Jesus, esta santa que morreu aos 24 anos e amava tanto a Igreja: queria ser missionária, queria ter todos os carismas. Dizia: ‘Não, eu gostaria de fazer isto, isto e isto’, todos os carismas”, referiu, de improviso, no final da catequese semanal aos milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.
Francisco recordou que, “na oração”, a jovem carmelita sentiu que o seu carisma era o amor e disse “esta bela frase: ‘No coração da Igreja, eu serei o amor’”. “Este carisma temo-lo todos: a capacidade de amar. Peçamos hoje a Santa Teresa do Menino Jesus esta capacidade de amar muito a Igreja, de a amarmos tanto, e de aceitar todos os carismas com este amor de filhos da Igreja, da nossa Santa Madre Igreja hierárquica”, concluiu.

Santa Teresinha, como é conhecida popularmente, nasceu em Alençon (França) e entrou ainda muito jovem no mosteiro das Carmelitas de Lisieux, tendo morrido a 30 de setembro de 1897. A religiosa foi canonizada em 1925 e o papa João Paulo II proclamou-a como doutora da Igreja em 1997, para realçar a santidade de vida e ortodoxia doutrinal da santa francesa.

Francisco referiu-se a Santa Teresa do Menino Jesus no final da intervenção inaugural da audiência geral, em que refletiu sobre os dons do Espírito Santo na Igreja, em particular os “carismas”, oferecidos por Deus para serem colocados “ao serviço de toda a comunidade, para o bem de todos”. “É no seio da comunidade que desabrocham e florescem os dons de que o Pai nos enche e é no seio da comunidade que se aprende a reconhecer esses dons como um sinal do seu amor por todos os seus filhos”, referiu.
SIR

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010