Quem escandaliza o povo?

domingo, 23 de novembro de 2014

                  “não só o templo, o povo de Deus, profanado com o pecado tão grave que é o escândalo”.

Párocos e leigos que têm responsabilidades pastorais devem “manter o templo limpo” e “acolher cada pessoa como se fosse Maria”, preocupando-se por não dar escândalo ao povo de Deus” e evitando transformar a igreja num ambiente de negócios, “porque a salvação é gratuita”. Foi esta a recomendação feita pelo Papa na manhã de sexta-feira 21 de Novembro, festa da apresentação da Virgem Maria no Templo, durante a missa celebrada na capela de Santa Marta.
“O gesto de Jesus no templo” - que como escreve Lucas no seu Evangelho (19, 45-48) “afastou os que vendiam” - segundo Francisco é “precisamente uma cerimônia de purificação do templo”. O povo de Israel “conhecia estas cerimônias: muitas vezes teve que purificar o templo quando tinha sido profanado”. Pensemos, recordou o Papa “nos tempos de Neemias na reconstrução do templo”. Havia “sempre aquele zelo pela casa de Deus, porque o templo para eles era a casa de Deus, era o “sagrado”, e quando foi dessacralizado, teve que ser purificado”.

Portanto “Jesus, neste momento, faz uma cerimônia de purificação” recordou o Papa, confidenciando: “Pensava em quanta diferença há hoje entre este Jesus, zeloso da glória de Deus, chicote na mão, e aquele Jesus de doze anos, que falava com os doutores: quanto tempo passou e como mudaram as coisas!”. Com efeito “Jesus, movido pelo zelo para glória do Pai, faz este gesto, esta cerimônia de purificação: o templo tinha sido profanado”. Mas “não só o templo, o povo de Deus, profanado com o pecado tão grave que é o escândalo”.

Referindo-se ainda ao episódio evangélico, Francisco frisou que “o povo é bom, vai ao templo, não reparava nestas coisas: procurava Deus, rezava”. Mas “tinha que trocar as moedas para fazer as oferta, e fazia-o ali”. Era precisamente para procurar Deus que “o povo ia ao templo; não pelos que vendiam”, e no templo havia a corrupção que os escandalizava.

É um fato: “quando os que estão no templo – quer sejam sacerdotes, leigos, secretários que gerem a pastoral do templo – se tornam comerciantes, o povo escandaliza-se”. E “nós somos responsáveis por isto, também os leigos: todos”. Porque, explicou Francisco, “se vejo que na minha paróquia se faz isto, devo ter a coragem de o dizer diretamente ao pároco”, caso contrário “o povo sofre por aquele escândalo”. E “é curioso”, acrescentou o Papa, que “o povo de Deus sabe perdoar os seus sacerdotes, quando têm uma fraqueza, quando cai num pecado”. Mas “há duas coisas que o povo de Deus não pode perdoar: um sacerdote apegado ao dinheiro e que maltrata as pessoas. Não consegue perdoar” o escândalo da “casa de Deus” que se torna uma “casa de negócios”.

No trecho evangélico, Lucas não diz que “Jesus está zangado”. Ao contrário Jesus “é o zelo pela casa de Deus aqui: é mais do que a cólera”. Mas, questionou-se o Pontífice, “por que age assim Jesus? Ele tinha-o dito e repete-o doutro modo aqui: não se podem servir dois senhores. Ou prestas o culto a Deus vivente, ou prestas o culto ao dinheiro”. E aqui “a casa do Deus vivente é uma casa de negócios: havia precisamente o culto do dinheiro”.

Portanto “não se podem servir dois senhores: Deus é absoluto”. Mas há também outra questão: “por que Jesus é contrário ao dinheiro?”. Porque – respondeu Francisco - “a redenção é gratuita: a gratuidade de Deus”. Com efeito, Jesus “vem trazer-nos a gratuidade total do amor de Deus”. Por isso “quando a Igreja ou as Igrejas se tornam comerciantes, diz-se que a salvação não é gratuita”. E é “por isto que Jesus pega no chicote para fazer este rito de purificação no templo”.

A festa litúrgica da apresentação de Maria no templo sugeriu ao Pontífice uma oração. Recordando que a Virgem entra no templo como “mulher simples”, Francisco desejou que isto “ensine a todos nós – a todos os párocos, a quantos têm responsabilidades pastorais – a manter o templo limpo” e “a receber com amor quantos vêm, como se cada um deles fosse Nossa Senhora”.
SIR - 22/11/2014  |  domtotal.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010