Papa pede a católicos que se deixem ser alcançados por Deus

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O papa Francisco convidou os católicos nesta quarta-feira, durante a Missa do Galo, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a verem o nascimento de Jesus como uma luz para o mundo e a se permitirem ser tocados por Deus. Assistida por cerca de 10 mil pessoas, segundo os organizadores, a celebração católica, que lembra o nascimento de Jesus, começou às 21h30 (local, 18h30 de Brasília). A missa foi aberta com a procissão de Francisco rumo ao altar maior ao som do canto da "Kalenda", que em latim percorre desde a Criação até a noite em Maria deu à luz o filho de Deus.
Durante a Missa, papa afirmou que a chegada de Jesus ao mundo foi "uma grande luz" que iluminou os povos e dissipou a escuridão que inundava a Terra "desde o primeiro crime da humanidade, quando a mão de Cain, cegado pela inveja, feriu de morte seu irmão Abel". Em sua homilia, Francisco leu o capítulo 9 do Livro de Isaias, no qual o profeta deixou escrita a frase "O povo que caminhava em trevas viu uma luz grande; habitavam terras de sombras e uma luz brilhou para eles". "A liturgia da santa noite do Natal nos apresenta o nascimento do Salvador como luz que irrompe e dissipa a mais densa escuridão.

A presença do Senhor no meio de seu povo liberta do peso da derrota e da tristeza da escravidão, e instaura o gozo e a alegria", explicou o líder religioso. Após a proclamação do Evangelho, o representante máximo da Igreja Católica dirigiu aos presentes uma mensagem com o qual lembrou a chegada de Cristo e lhes incentivou a refletir sobre a maneira através da qual se relacionam com Deus. "Como acolhemos a ternura de Deus? Me deixo ser alcançado por ele, me deixo ser abraçado por ele, ou lhe impeço que se aproxime? 'Mas se eu busco ao Senhor', poderíamos responder. No entanto, o mais importante não é buscá-lo, mas deixar que seja ele quem me encontre e me acaricie com carinho", alertou.

Após a celebração eucarística, o papa carregou o Menino Jesus entre seus braços e o levou em procissão até o presépio, instalado na Basílica Vaticana. Francisco voltará a aparecer na sacada da Logia central da basílica de São Pedro, assim como quando foi escolhido papa, para ler sua mensagem do Natal e dividir a bênção "Urbi et Orbi" ("à cidade e ao mundo") aos milhares de fiéis que se aproximarem.
SIR

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010