Teresa de Ávila e do Mundo atual

sexta-feira, 27 de março de 2015

500 anos do nascimento de Teresa de Jesus, a mulher de Ávila que contribuiu para a emancipação da mulher e inovou a Vida Consagrada.
Por Paulo Umberto Stumpf SJ*
Neste ano do 500º aniversário de nascimento de Santa Teresa de Jesus, tive o privilégio de visitar o convento de Ávila, Espanha, onde viveu Teresa. Sua cela de monja carmelita é a expressão da pobreza e da austeridade dos mosteiros e reflete bem as características das edificações religiosas medievais da Espanha. Ao lado, um pequeno chão de quatro metros quadrados, onde Teresa cultivava uma horta. Era o seu espaço externo, à luz do sol.
Hoje, a simples e tão humilde moradia de Teresa tornou-se referência religiosa universal atraindo peregrinos de todo mudo.
Fiquei meditando como que, instalação tão pobre e tão desprovida de meios técnicos, sequer iluminação razoável havia, tenha sido suficiente para uma mulher, em pleno século XVI, provocar tamanha inovação com benefícios que permanecem extremamente atuais.
Santa Teresa de Jesus (28 de março de 1515 – 4 de outubro de 1582, Espanha), foi monja carmelita, mística, santa e doutora católica.
Se o espaço público da mulher na época não passava muito além da oração, Teresa D´Ávila empreendeu uma inovação através da própria oração. E o que poderia parecer um detalhe da vida de Teresa, na verdade, a história reconheceu como algo revolucionário. Santa Teresa soube valorizar a meditação religiosa, potencializando à razão um instrumento para a pessoa humana, a partir das condições objetivas do conhecimento, elevar-se ao patamar transcendental em que o conhecimento, por subjetivo que seja, torna-se conhecimento espiritual de si, da vida, do mundo e do próprio Deus.
Este elemento pode ser considerado como o fator razão da modernidade e, o mais importante, ao findar a Idade Média, representa a emancipação da pessoa humana como sujeito, portador de uma identidade própria, com dignidade pessoal inalienável, com a capacidade de agir mediante direitos e deveres publicamente reconhecidos. Filósofos dedicaram a este fenômeno o conceito de emergência do sujeito e da subjetividade moderna.
Assim, Teresa contribuiu não somente para a valorização da mulher na Igreja, como também, no contexto da modernidade, para o aprimoramento da espiritualidade que nos possibilita ultrapassar os limites do local (particular) e do histórico (atual) para atingir o universal e transcendental. Não é por nada que uma de suas discípulas, outra Teresa, porém a "do Menino Jesus", foi consagrada, ao lado do jesuíta São Francisco Xavier (amigo e discípulo de Inácio de Loyola), Padroeira das Missões, como se diz, "sem nunca ter saído do mosteiro".
Há um paralelo quase que espontâneo de Teresa D´Ávila com Inácio de Loyola (1491–1556), também espanhol, contemporâneos. Fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas), Santo Inácio propôs uma metodologia de Exercícios Espirituais em que a meditação, o uso da razão e do conhecimento se fazem instrumentos de oração e o exame diário da própria consciência é imprescindível para o desenvolvimento espiritual.
Ao mesmo tempo em que Teresa mantinha uma prática de monja extremamente austera, de constante penitência e oração, com uma intensa produção intelectual, sua vida nos brinda com um dos mais belos registros históricos da amizade entre um homem e uma mulher, dela com São João da Cruz (monge carmelita que, com Teresa, é fundador dos Carmelitas Descalços). Acredito que a beleza da amizade entre João e Teresa foi transposta pela Santa no definitivo conceito de oração:
Oração contemplativa, na minha opinião, é nada mais que um compartilhamento íntimo entre amigos; significa dedicar tempo com frequência para estar sozinho com aquele que sabemos que nos ama."
Em minha vida, conselhos de Teresa D´Ávila, belos poemas, tornaram-se mantras nos quais busco constante esperança para perseverar.
Dentre eles, lembro um, com especial carinho:
Teresa D´Ávila – Poema: “Nada te perturbe!”
Confira também:
Irmã Míria Kolling: Mantra de Teresa D´Ávila
Papa Francisco abrirá comemorações do centenário de Teresa D´Ávila
*Paulo Umberto Stumpf SJ, Jesuíta, Advogado, Doutor em Direito, Reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara e Diretor Geral do Domtotal.
27/03/2015  |  domtotal.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010