Matrimônio e Eucaristia, indissociáveis

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Cidade do Vaticano, 23 abr (RV) – “Não se pode manter os dois Sacramentos separados: hoje se desenvolve na Igreja uma compreensão unificada dos dois, e portanto, é disto que pode surgir uma pastoral verdadeiramente coerente”. Afirmação do Secretário do Pontifício Conselho para a Família, Dom Jean Laffitte, participante do encontro “Eucaristia e Matrimônio: dois sacramentos, uma aliança”, organizado pelo Pontifício Instituto São João Paulo II e realizado esta quarta-feira (22/04), na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.
Falando à Rádio Vaticano, Dom Laffitte  observou que “é muito difícil entender bem o matrimônio e, portanto, desenvolver uma pastoral conjugal e matrimonial, sem partir daquilo que a Eucaristia é, significa e implica para a união dos esposos”. “Nas relações do encontro – prosseguiu – vimos que ‘Eucaristia’ não é compatível com um uso do corpo que não fosse orientado para o dom. E, portanto, existe uma exigência de vida – certamente não uma vida perfeita, porque não existe uma perfeição humana e ética – mas ao menos em direção a uma consideração da santidade à qual todos somos chamados e em particular aqueles que se reconhecem enviados e chamados ao matrimônio”.

Para o Secretário do dicastério vaticano para a Família, a relação entre os dois sacramentos é importante “pois na economia cristã e sacramental não se pode entender o significado pleno da união entre um homem e uma mulher, cujo significado implica não somente a capacidade de unir-se e o desenvolvimento de toda a dimensão da pessoa, mas existe também esta noção do dom e do uso do corpo que é orientado para a relação: o corpo não é um objeto, é destinado a ser não somente a epifania da pessoa, mas também o dom oferecido ao outro, à outra”. Assim, “na Eucaristia temos este dom do Corpo de Cristo e do Sangue de Cristo, “oferecidos por vós”, disse Jesus nas última Ceia. E portanto, existe uma ligação intrínseca entre o uso que Jesus faz do próprio corpo – um dom – e o uso que os esposos fazem do próprio corpo, que exprime o dom total de cada um ao outro”.

Entre os estudiosos que se pronunciaram no encontro, também presente o Prof. José Granados, do Pontifício Instituto São João Paulo II. Para ele “a Eucaristia é o Sacramento do corpo de Jesus, doado por amor, no qual se rememora o tempo inteiro da sua salvação e do mundo”. E justamente por isto “existe uma referência intrínseca ao matrimônio: justamente a lógica do matrimônio é a lógica do corpo, também doado por amor, e que na indissolubilidade e na continuação de geração em geração, expressa também esta unidade da história”. “Isto para a Igreja é muito importante – reitera Granados -, a união indissolúvel entre o Sacramento da Eucaristia e o Sacramento do Matrimônio”.
SIR

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010