Papa pede que padres nunca recusem Batismo a quem o pede

domingo, 26 de abril de 2015

Cidade do Vaticano, 26 abr (SIR) – O Papa ordenou hoje 19 sacerdotes para a Diocese de Roma, numa celebração enquadrada no Dia Mundial das Vocações, pedindo-lhes que “nunca” recusem o Batismo e que sejam sinais de misericórdia na Igreja e na sociedade.
“Com o Batismo, agregais novos fiéis ao Povo de Deus: não recuseis nunca o Batismo a quem o pedir”, disse, na homilia da celebração que presidiu na Basílica de São Pedro. Francisco aconselhou ainda os novos padres a não proferirem homilias “aborrecidas” e recomendou que sejam “misericordiosos” na sua ação “em favor de todos os homens”.
“Eu, em nome de Jesus Cristo, o Senhor, e da sua esposa, a Santa Igreja, peço-vos que não vos canseis de ser misericordiosos: estareis no confessionário para perdoar, não para condenar”, declarou.
Cada um dos sacerdotes foi chamado pelo seu nome e respondeu ao Papa, o qual afirmou que a escolha de novos presbíteros é um “risco” que cada bispo assume, “como o Pai arriscou” por toda a humanidade.
Francisco realçou a importância da “alegria” na vida sacerdotal e do “testemunho” que os padres são chamados a dar, porque “as palavras sem o exemplo são palavras vazias, são ideias e não chegam nunca ao coração”.
“Que as vossas homilias não sejam aborrecidas, que as vossas homilias cheguem ao coração das pessoas por saírem dos vossos corações”, precisou.
O Papa desafiou os padres a ser “voz do Povo de Deus e de toda a humanidade”, agindo com “caridade sincera” e sem vaidades.
“É feio, um sacerdote que vive para se agradar a si mesmo. Faz figura de pavão”, alertou.
SIR
26/04/2015  |  domtotal.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010