Hoje vivemos o “ecumenismo do sangue”

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Papa Francisco sobre a perseguição aos cristãos: Hoje vivemos o “ecumenismo do sangue”
Por Alvaro de Juana
VATICANO, 25 Mai. 15 / 01:54 pm (ACI).- “Que todos sejam um para que o mundo creia”. Com estas palavras o Papa Francisco fez um novo chamado através de uma vídeomensagem, por ocasião da jornada de diálogo e oração realizada no último sábado pela diocese americana de Phoenix, Texas (EUA), junto a um grupo de pastores evangélicos pentecostais.
Ao referir-se à perseguição contra cristãos, o Santo Padre declarou: “Penso em dizer algo que, de repente pode parecer uma insensatez, ou possivelmente uma heresia. Aquele que persegue hoje os cristãos, nos unge com o martírio, sabe que os cristãos são discípulos de Cristo, que são um, que são irmãos. Ele não se importa se somos evangélicos, ortodoxos, luteranos, católicos e apostólicos. São cristãos. Esse sangue nos une como irmãos”.
“Atualmente estamos vivendo, queridos irmãos, o ecumenismo do sangue. Isso deve nos motivar a rezar, dialogar, abater as distâncias e ser cada vez mais irmãos”, disse o Santo Padre na videomensagem por ocasião do encontro.
O Papa Francisco começa a sua mensagem em inglês, mas depois pede desculpas porque seu inglês não é suficiente para explicar o tema, portanto expressou: “Falo espanhol, mas, sobretudo, falo a língua do coração”.
O Pontífice assegurou: “A divisão entre os cristãos é uma ferida no corpo daIgreja de Cristo. Não queremos que ela permaneça. Pois a desunião é obra do ‘pai da mentira’, do ‘pai da discórdia’, que sempre busca que os irmãos estejam divididos”.
Como afirmou em outras ocasiões, o Papa Francisco disse: “Estou convencido de que a unidade entre nós não é feita pelos teólogos. Os teólogos nos ajudam, a ciência dos teólogos nos ajudará, mas se esperamos que os teólogos entrem num acordo, a unidade será obtida um dia depois do Juízo Final”.
Portanto, “quem faz a unidade é o Espírito Santo, os teólogos no ajudam e nos ajudam de boa vontade a todos nós que estamos a caminho e com o coração aberto ao Espírito Santo”, disse o Santo Padre.
Em relação à celebração ecumênica o Bispo de Roma assinala: “Sobre este tema falerei com vocês: ‘Pai, que sejam em nós uma só coisa para que o mundo creia que tu me enviaste”, por ocasião da Solenidade de Pentecostes, foi este o lema deste encontro; a oração de Cristo para que o Pai conceda a graça da unidade”.
O Pontífice assegurou sua proximidade espiritual, “com todo seu coração” e pediu aos cristãos reunidos nos EUA buscarem juntos a graça da unidade”.
“A unidade que está germinando em nós, a unidade confirmada num sóBatismo que buscando unidos no caminho, na oração uns pelos outros, na unidade do trabalho comum em ajudar os irmãos que creem na soberania de Cristo”, frisou o pontífice.
Ao despedir-se, o Santo Padre fez menção à confiança de que Deus nos enviou o Espírito que Ele mesmo prometeu “para que realizasse essa ‘harmonia’ entre todos seus discípulos”.
Finalmente e como de costume o Papa Francisco disse: “Por favor, peço-lhes que rezem por mim. Porque necessito vossas orações, para ser fiel ao que o Senhor quer no meu Ministério”.
acidigital

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010